fbpx Skip to main content
Blog

Quer aumentar a família? Veja os segredos de como engravidar

By maio 12, 2021junho 16th, 2021No Comments

Atenção aos futuros papais e mamães: este conteúdo é para vocês! Quer aumentar a família? Veja os segredos de como engravidar. Não deixe de conferir nossas dicas. Afinal, será que você realmente sabe o caminho de como engravidar?

Bem, gostaríamos de deixar claro desde o início que não existe um único método. De fato, a maneira tradicional é sim a mais simples. Porém, não podemos nos esquecer das alternativas para quando ela não dá certo, de quando a natureza precisa de uma mãozinha.

Dessa forma, existem diversos artifícios que, como a fertilização in vitro, tornam-se uma opção para mulheres acima de 35 anos que já tentam engravidar há mais de 12 meses sem sucesso e com problemas férteis detectados no casal. Mas, hoje nosso foco é dar um empurrãozinho para o método tradicional. Então, se é esse seu caso, continue a leitura!

O poder do ciclo menstrual

Primordialmente, para aumentar a família e ver os segredos de como engravidar, o maior erro de um casal é não estar atento ao ciclo menstrual. Afinal, qual o melhor momento para ocorrer a fecundação? Não se preocupe, vamos explicar, porque sabemos que você quer aumentar a família e vamos te contar todos os segredos para engravidar!

Entenda o que é o ciclo

O ciclo menstrual é um período que ocorre nas mulheres em idade fértil. Ele é cuidadosamente regulado por hormônios e o resultado disso pode ser visto e sentido na pele — literalmente!

O primeiro dia do ciclo consiste no primeiro dia da menstruação. Já o dia que marca o final daquele ciclo é justamente o dia anterior à próxima menstruação. Geralmente, a média de duração é 28 dias, mas isso pode variar entre as mulheres e também entre os ciclos.

Conheça as diferentes fases

Ao longo de todo o ciclo, existem variações hormonais que provocam mudanças no ambiente uterino. Tais mudanças vão dar nome às diferentes fases: folicular, ovulatória e lútea.

Fase folicular

Inicialmente, a fase folicular é marcada pela menstruação. Aqui, vemos a descamação do endométrio uterino, uma vez que não há nenhum embrião implantado. Este momento pode ser acompanhado das terríveis cólicas.

Ao final da menstruação, os hormônios femininos vão estimular o crescimento de novos folículos ovarianos, os quais vão dar origem ao óvulo. Ao todo, essa fase dura, em média, 12 a 14 dias.

Fase ovulatória

Chegamos à fase que mais nos interessa agora: a ovulatória! É nela que os ovários vão liberar o óvulo para ser fecundado. Isso acontece graças ao pico dos hormônios LH e estrogênio, que também estimulam a libido feminina. Portanto, se você quer aumentar a família, este é um os segredos de como engravidar!

Ah, vale lembrar que a camada mais interna do útero já está íntegra novamente (já passou a menstruação onde ela estava descamando, lembra?). Isso garante que, caso o óvulo seja fecundado, ele possa se implantar na parede uterina.

Geralmente, a ovulação ocorre bem no meio de ciclo, no dia 14 para quem tem ciclos de 18 dias, mas pode ser difícil calcular a data caso a menstruação seja irregular. E, tem também as mulheres que não ovulam no meio certinho, pode ser um pouco antes e um pouco depois.

Fase lútea

A última fase vai depender diretamente do resultado da ovulação. Ou seja, se vai desenvolver um bebezinho ou não. Se houver fecundação, os níveis de progesterona se manterão altos para impedir a menstruação.

Por outro lado, caso o óvulo não tenha sido fecundado, os níveis hormonais diminuem e o endométrio vai descamar de novo. E o ciclo começa novamente.

As 5 dicas de ouro de como engravidar

Agora que você sabe qual o melhor momento do ciclo para engravidar e decidiu que quer aumentar a família, veja os segredos de como engravidar!

  1. Planeje-se e não deixe para depois

Neste caso, estamos falando de 2 aspectos: idade e período fértil. No primeiro caso, sabemos que após os 35 anos é mais difícil engravidar mas é super possível tá?! Quando a gestante tem idade superior a essa, chamamos de gravidez tardia. Mas hoje, chamar 35 anos de tardia é complicado né?!

Porém, neste caso, existe sim um maior risco para mãe e feto, o que requer um pré-natal com cuidados mais especiais. Já pelo âmbito do período fértil, você precisa se planejar para que as tentativas aumentem durante a ovulação.

Não esqueça que, geralmente, ocorre 14 dias após o início da menstruação. Além disso, o óvulo permanece nas trompas por até 36 horas e os espermatozoides sobrevivem em torno de 48 horas após ejaculação.

Então, considere o período fértil como 2 dias antes da ovulação e 2 dias depois. Você também pode monitorar exatamente o dia da ovulação com testes de farmácia. Ele é bem parecido com testes de gravidez e pode te dizer com exatidão o dia da ovulação, aumentando suas chances de engravidar.

  1. Conheça o método de Billings

Como vimos, nem sempre a ovulação será na metade do ciclo, sobretudo quando a menstruação for irregular. Por isso, o método de Billings é um coringa para quem quer saber como engravidar.

Ele consiste na observação do muco vaginal. É importante estar atento a ele pois as características mudam de acordo com o estímulo hormonal. Lembra que o LH e o estrogênio estão em alta durante a ovulação?

Dessa forma, o muco se torna mais abundante e aquoso, bem transparente. Além disso, ao unir e afastar os dedos com a secreção, se forma um longo filete de muco. É uma secreção bem elástica, parecida com uma clara de ovo! Coloquem a mão, se toquem, se conheça melhor para aumentar suas chances. Se quer aumentar a família, este é um dos segredos de como engravidar.

  1. Faça uma tabelinha

Nesse sentido, outra dica fundamental de como engravidar é a elaboração de uma tabelinha. Tem vários aplicativos hoje para te ajudar nessa missão. Novamente, tudo é feito em prol de identificar o período fértil.

Portanto, caso seu ciclo seja regular, este método tende a ser muito fidedigno. Nos 14 primeiros dias do ciclo, provavelmente, o óvulo está se preparando para ser liberado.

Lembre-se que o espermatozoide sobrevive, em média, 2 dias no corpo feminino. É uma média, tem espermatozóide que é mais fraquinho e vive menos. Então, as relações sexuais devem se intensificar 48 horas antes da ovulação e permanecerem assim até 48 horas depois, pois é o período médio que o óvulo se mantém na tuba uterina. É hora de namorar, se curtam, façam brincadeiras, preparem o quarto, se arrumem um para o outro para curtir esses dias de muito amor e aconchego em busca da multiplicação da família! 

Importante: conversem! Façam esse momento em conjunto! É um sonho seus esse bebê! 

Se querem aumentar a família, os segredos de como engravidar devem ser desvendados juntos!

  1. Atente-se à temperatura corporal 

Se você quer saber como engravidar, até a temperatura corporal vai fazer diferença. Isso porque ela se eleva com presença da progesterona!

Então, para saber se houve elevação, você precisa conhecer o basal. A temperatura deve ser medida após 6 horas de sono e o horário de registro deve ser o mesmo, todas as manhãs.

Como a temperatura se eleva com a progesterona, o hormônio em alta após a ovulação, você deve se atentar para o dia anterior à elevação. Isso ajuda você saber qual será a provável data fértil do ciclo seguinte.

  1. Dê adeus aos contraceptivos

Como engravidar usando métodos contraceptivos? Seria um pouco contraditório, certo? Então, dê adeus a eles! Porém, antes disso, consulte seu ginecologista. Nem sempre uma pílula é usada apenas para contracepção, por isso é importante avaliar direitinho com o especialista.

No mais, tenha um pouquinho de paciência. A interrupção de um método pode demorar um pouco para “devolver” a fertilidade. No caso dos hormônios injetáveis, por exemplo, demora cerca de 60 dias após a última injeção.

Portanto, vimos acima algumas dicas de como engravidar. Você deve ter percebido que as fases do ciclo menstrual são peças-chave para entender o momento da ovulação. Nem sempre é fácil identificá-lo, mas esperamos ter tornado o processo um pouco mais tranquilo. Vale ressaltar que o acompanhamento com especialista é de grande valia, sobretudo quando as tentativas não estão surtindo resultado. Assim, é possível avaliar tanto a saúde da mulher como também a do parceiro, a fim de identificar fatores dificultadores.

Por último, agora que você leu um pouquinho mais sobre como engravidar, que tal conhecer os sinais de quando o baby está a caminho?

Referências

Planejar a maternidade é saudável. Febrasgo.

Menstruação e Ovulação têm tudo a ver, sim. Febrasgo.

Manual de Orientação Ginecologia Endócrina. Febrasgo.

Complicações maternas em gestantes com idade avançada. FEMININA. 

Manual de anticoncepção da Febrasgo. Febrasgo.