fbpx Skip to main content
Blog

Como estimular o bebê a falar

By agosto 20, 2019janeiro 16th, 20202 Comments

Estimular o bebê a falar é super importante para a criança e também para os pais. Quem é que não fica ansioso para ouvir os pequenos falarem? Os pais costumam ser ansiosos por natureza quando diz respeito aos seus bebês. Afinal, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e a sua evolução é uma experiência única né?! A vontade de ver o próximo passo é, em alguns casos, quase que incontrolável.

 

Por isso, hoje vamos falar especificamente sobre a fala do bebê. Se você está contando os dias para escutar o seu pequeno dizendo as primeiras palavrinhas, mas não sabe como estimular a fala de um jeito saudável ou qual é o seu papel nessa fase, essa leitura é para você!

 

Neste artigo vamos listar o que especialistas dizem sobre o estímulo da fala, sobre a idade em que os pequenos começam a dar sinais de fala e quando a demora na pronúncia das primeiras palavrinhas pode, de fato, ser considerado um atraso. Vamos lá?!

 

É preciso estimular o bebê a falar

Mesmo antes de nascer, o bebê é um ser humano em pleno desenvolvimento. A partir do momento de seu nascimento já há o início do treino da linguagem por meio do choro. Segundo as psicanalistas Adriana Fontes e Ana Paula Dias Fernandes Pacheco, em uma matéria publicada no blog Ninguém Cresce Sozinho, é pelo choro que o bebê passa a se expressar nos primeiros meses de vida, que em seguida evolui e vem acompanhado de outros sinais.

Na primeira infância, os movimentos, perspectivas e descobertas vividas pelo bebê, sobretudo por meio de incentivos presentes no ambiente em que ele vive, são fatores essenciais para o desenvolvimento da linguagem.

Portanto, se você tem dúvidas se há ou não a necessidade de estimular o bebê a falar, saiba que sim, ela deve ser estimulada. Ainda de acordo com as psicanalistas citadas anteriormente, os pequenos aprendem por meio da repetição de sons. Então, quanto mais o bebê escutar pessoas falando e se comunicando, com ele ou entre si, mais rápido o aprendizado acontecerá.

 

O que fazer para estimular a fala?

Sabendo que o ambiente domiciliar é um grande influenciador no desenvolvimento dos pequenos, o papel dos pais é fornecer um ambiente estimulante. No caso da fala, segundo a fonoaudióloga Paula Moura, criadora do canal Dicas da Fono, para incentivar o desenvolvimento da linguagem em crianças de 1 a 2 anos, os pais devem conversar bastante, contar histórias e cantar músicas de diferentes ritmos.

 

A música é uma importante ferramenta no desenvolvimento da fala, pois, além de estimular o aprendizado, o ritmo organiza os pensamentos dos pequenos. Segundo Oliver Sacks, renomado professor de neurologia e psiquiatria na Universidade de Columbia, a música estimula muito mais áreas do cérebro do que só o falar.

 

Quais os efeitos de falar errado?

Além disso, a fonoaudióloga recomenda que não se deve falar errado perto do bebê. Muitos pais acham fofinho ensinar algumas palavras erradas, o que é um problema. Os bebês vão sim cometer erros, pois, estão em fase de aprendizagem, mas os pais devem ser o modelo correto de fala para que eles possam se espelhar. Se esse modelo fala errado, o bebê vai a prender errado achando que está aprendendo certo, e corrigir isso posteriormente pode ser trabalhoso.

 

O seu bebê tem mania de apontar para as coisas que ele quer em vez de dizer o que precisa aponta para a água, aponta para a cama, aponta para a mamadeira? A dica da fonoaudióloga é que os pais não atendam prontamente, mas sim que incentivem as crianças a dizer o que querem, e não só apontar. Paula Moura também recomenda que os pais perguntem com certa frequência qual é o nome do bebê, mesmo quando ele ainda não sabe dizer. Afinal, de tanto perguntar, o bebê vai prestar cada vez mais atenção na forma como ele é chamado e em algum momento saberá responder sozinho.

Narrar as atividades estimula a fala!

Outra dica bem simples da Paula, e que pode ser feita durante um passeio, é fazer uma espécie de narração de tudo aquilo que estão vendo. Por exemplo, se você leva o bebê para passear no zoológico, comente sobre as árvores que estão lá, fale sobre o nome da cada bicho e explique o que eles fazem. Informações novas agregam um repertório incrível de conhecimento valioso e ajudam muito a estimular a fala dos pequenos.

 

Recentemente publicamos aqui no blog um artigo sobre a importância da convivência com os avós na infância e um dos motivos diz respeito ao repertório de vida que eles possuem e compartilham com os pequenos. Os avós são sábios e experientes e por isso também podem ser grandes propulsores no desenvolvimento dos pequenos.

 

Quando considerar um atraso na fala?

De acordo com especialistas, a fase que compreende dos 18 meses aos 2 anos de idade dos pequenos é marcada pelo momento em que os pais, começam a ouvir as primeiras palavrinhas ditas pelos pequenos. Há crianças que, nessa fase, são capazes, inclusive, de formar pequenas frases.

Mas, calma, isso não significa que todas as crianças devem estar falando nessa fase da vida. Portanto, se o seu pequeno já emite sons, mas ainda não está de fato conseguindo falar nessa idade, não significa que, necessariamente, há um atraso na fala.

Psicanalistas sugerem que os pais passem a considerar a avaliação de um especialista caso sejam percebidos alguns comportamentos específicos. São eles:

  • Se o seu bebê com idade de zero a seis meses para de balbuciar, é um sinal de que talvez seja necessário consultar um especialista (pediatra, fonoaudiólogo);
  • Se a sua criança já com idade entre 9 a 15 meses não pronuncia palavras que se assemelham a vocábulos existentes; ou não é possível entender ou supor o que ela está tentando dizer; ou se eventos como a gagueira forem constantes;
  • Se a criança não olha nos olhos dos pais e não tenta emitir nenhum som.

Gostou das dicas de como estimular a fala do seu bebê? É importante que os pais tenham muita atenção a todos os cuidados listados aqui para que a criança consiga exercer todo o seu potencial.

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Conte aqui nos comentários qual a idade do seu bebê e se ele já começou a dar os primeiros sinais de que está começando a entender o que as pessoas dizem, vamos adorar saber!

Referências:

Como estimular a fala das crianças , Canal Criar e Crescer
Como estimular a linguagem do bebê de 1 a 2 anos! , Canal Dicas do Fono
Como estimular a fala da criança , Revista Crescer
Quando você pode considerar que a criança tem um atraso na fala? , Lunetas
O que fazer quando a criança demora para falar? Ninguém Cresce Sozinho