fbpx Skip to main content
Blog

Massagem para pezinhos: como aplicar nos babies?

By dezembro 4, 2020dezembro 9th, 2020No Comments

Medicamentos, cirurgias, fisioterapia… seriam essas as únicas maneiras de aliviar ou curar algum problema de saúde na criança? Definitivamente, não! Dentre as diversas outras possibilidades, uma delas é a massagem para pezinhos.

Este método, também conhecido como reflexoterapia podal, é uma terapia holística. Assim, trabalha o ser humano em todos os aspectos: físico, social, mental e espiritual. Além de tudo, se mostra uma técnica bastante acessível, que você pode fazer dentro da própria casa.

Você acha que as vantagens param por aí? Por último — e não menos importante — a massagem nos bebês ajuda no fortalecimento do vínculo entre pais e filhos. Você não quer deixar isso escapar, não é mesmo? Então, continue a leitura!

Entenda o que é reflexologia podal

A Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Associadas (ABRTA) faz o estudo de uma série de terapias complementares, as quais buscam garantir o bem-estar do indivíduo. Dentre elas, podemos citar:

  • reflexoterapia;
  • psicanálise;
  • quiropraxia;
  • auriculoterapia;
  • podologia;
  • moxabustão;
  • terapia floral;
  • e quick massage.

Hoje nosso assunto é a reflexoterapia, uma técnica que estuda como é possível estimular a capacidade curativa do organismo utilizando apenas o toque. Então, não é um método invasivo nem medicamentoso, embora possa apresentar resultados muito satisfatórios. 

No caso da reflexologia podal, os estímulos são feitos em terminações nervosas presentes na sola dos pés. Então, por meio da massagem nestes pontos específicos dos pezinhos, alguns problemas físicos e mentais podem ser combatidos.

Vale destacar que isso não é feito de maneira aleatória! Existe o princípio importante de que cada região do pé pode representar as demais partes do corpo, como órgãos, glândulas e sistemas. 

Ah, não pense que a técnica é uma simples massagem! A massagem para pezinhos, ou sejam a reflexologia podal é baseada em princípios importantes, como este que comentamos sobre a correlação entre reflexos de cada ponto e dos órgãos correspondentes.

Descubra como essa prática é feita 

Agora que você sabe o que é reflexologia podal, que tal colocar a mão na massa, ou melhor, nos pezinhos? Como visto, a prática requer apenas que você pressione determinadas regiões da sola. Você também pode enfocar em alguma parte específica, de acordo com a necessidade.

Na medida que vai pressionando, é feita a busca por locais que podem apresentar desequilíbrio de energia, manifestado por maior sensibilidade ou desconforto na região. A partir do momento que encontrar este ponto, massageie bem o local com a ponta dos dedos.

Mas, afinal, o que isso vai estimular no organismo? Uma série de fatores! O principal deles é a mensagem que envia ao cérebro, indicando que ele precisa liberar determinados mediadores de acordo com o local pressionado.

Lembra que cada ponto representa alguma estrutura do organismo? Pois é, a resposta cerebral ao toque vai atingir os órgãos correspondentes. O efeito disso é acelerar o processo natural de reequilíbrio do organismo.

Assim, sejam quais forem os distúrbios — físicos ou emocionais — a massagem para pezinhos será um método eficaz e não invasivo para recuperação do bem-estar.

Saiba quais os benefícios do método 

Ao longo do texto, mencionamos alguns benefícios proporcionados pela reflexoterapia. A princípio, falamos sobre a capacidade de acelerar o processo curativo, mas será que o impacto está apenas no tratamento? Ou também engloba prevenção?

Independentemente do tipo de abordagem, seja antes, seja depois do estabelecimento do problema, a massagem nos pezinhos poderá contribuir para a saúde. Além disso, está associada ao diagnóstico precoce de problemas e à manutenção do bem-estar.

Melhorar a circulação sanguínea 

A circulação sanguínea direciona o sangue rico em nutrientes e oxigênio para as mais diversas partes do corpo. Ao estimular os pezinhos por meio de pressão, você vai incitar uma maior vascularização da área.

Sendo assim, a circulação vai levar os elementos sanguíneos para região, viabilizando a irrigação dos pés. Assim, a pele permanece com boa aparência, ou seja, hidratada, corada, com textura, espessura e umidade ideais.

Estimular a circulação linfática 

Existe também uma outra circulação importante no organismo: a linfática. Por meio dela, as células de defesa percorrem todo o organismo, chegando aos locais que requerem maior proteção.

Assim como o toque estimula a circulação sanguínea, também vai estimular a linfática. Consequentemente, favorece uma excreção de toxinas mais rápida. Em suma, os benefícios estão no tratamento de condições, manutenção da saúde e prevenção de agravos ou desenvolvimento de doenças.

Diminuir o estresse 

Ah! Não podemos nos esquecer de uma das principais vantagens da massagem para pezinhos: o efeito no psicológico. Acima, analisamos os aspectos mais associados com as condições biológicas, mas o toque nos pés possibilita a troca de energia e sua revigoração, tudo isso garantindo bem-estar.

Então, é uma medida que contribui para reduzir algumas sensações como ansiedade, estresse e até mesmo as repercussões físicas disso — dores, cansaço e insônia.

Aprenda a fazer a massagem nos pezinhos

Por fim, como é possível aplicar nos babies tudo isso que você aprendeu? Bom, primeiro vamos ver a correspondência de cada região dos pés com os respectivos órgãos. Analise a imagem abaixo!

Então, vamos dar um exemplo prático! Se seu baby sofre com cólicas intensas, quais regiões dos pés você deveria aplicar pressão? Isso mesmo, nas regiões indicadas pelas cores 5 e 6. A massagem nestes locais pode aliviar também a prisão de ventre e a irritação consequente disso.

Existem, ainda, outras contribuições, incluindo a melhora da circulação sanguínea e linfática, como já vimos. Além disso, o desenvolvimento também é beneficiado, seja no aspecto motor, seja no âmbito psicológico.

É importante lembrar que o ambiente deve estar favorável para a prática, ou seja, opte por locais confortáveis, agradáveis e tranquilos para fazer a massagem nos pezinhos. Você também pode aprimorar a técnica utilizando cremes ou óleos, desde que sejam voltados para crianças!

O contato suave das pontas dos dedos nos pezinhos do baby auxilia a fortalecer o vínculo entre as partes envolvidas, sendo então mais um benefício da reflexologia aplicada nos pequenos.

Enfim, a massagem para pezinhos dos bebês consegue englobar o pequeno ser humano em sua totalidade. Não é uma terapia focada apenas no tratamento de doenças orgânicas, mas sim no bem-estar da criança e no equilíbrio dos aspectos físicos e emocionais. Nunca é demais ressaltar a importância que a massagem nos pezinhos apresenta para o fortalecimento do vínculo com os pais, considerando que é um momento crucial para aproximação e construção deste elo. 

Mas agora chega de teoria! Que tal colocar a reflexologia em prática? Depois, deixa nos comentários como foi a experiência!

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar que iremos te responder!

Um abraço apertado, com carinho da Noeh

 

Referências

O que é reflexologia podal e para que serve. Jornal do Sudoeste. http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia.php?codigo=201928

Reflexologia podal no bem estar corporal. Luana Michael. https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/5547/Luana%20Rubia%20Michael.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Reflexologia podal em bebês: aprenda o passo a passo e benefícios. Bebê mamãe. https://bebemamae.com/bebe/saude-bebe/reflexologia-podal-em-bebes-aprenda-o-passo-a-passo-e-beneficios

Conheça os benefícios da reflexologia e saiba como aplicá-la em seu bebê. Ciclo Vivo. https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/entenda-os-beneficios-da-reflexologia-e-sabia-como-aplica-la-em-seu-bebe/

Especialistas dizem que você pode acalmar bebês agitados fazendo ISSO com os pés deles. Awebic – Histórias que inspiram. https://www.awebic.com/reflexologia-bebe/

Terapias. Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Assistidas. 

https://www.abrta.com.br/consultoria-de-carreira

Impactos das práticas integrativas e complementares na saúde de pacientes crônicos. Saúde debate. https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n118/0103-1104-sdeb-42-118-0724.pdf.