fbpx Skip to main content
Blog

Por que brincar é importante?

By setembro 29, 2020setembro 30th, 2020No Comments

por que brincar é importante

 

Criança aprende é brincando, por isso brincar é importante!!! Sim, os vários momentos em que o pequeno passa interagindo com seus brinquedos, correndo pela casa ou transformando itens nada óbvios em brincadeira são fundamentais para o seu desenvolvimento. Afinal, é por meio do brincar que os bebês descobrem o mundo e entendem como ele funciona.

Aparentemente parece é simples falar do brincar, pois são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo que contribui para o processo de socialização das crianças, propiciando oportunidades de realizar atividades coletivas ou individuais de uma maneira livre. A criança é um ser em desenvolvimento e a partir do brincar vai construindo suas experiências de se relacionar com o mundo de maneira ativa.
Por isso mamães e papais, vocês devem sempre incentivar as brincadeiras aí na sua casa, mas brincadeiras onde a criança é ativa durante o brincar e não só recebem informações como no caso das telas.

Brincar é importante para a saúde

Por ser um comportamento característico na infância, o brincar possibilita que a criança consiga se comunicar e expressar seus desejos, vontades, fantasias, conflitos, sentimentos, ideias e angústias, fazendo um intercâmbio entre o real e o imaginário, tudo isso por meio de informações e objetos simbólicos.

O brincar tem inúmeros benefícios como:

  • favorecer as relações da criança com outras pessoas;
  • proporcionar um estado de prazer, alegria;
  • construir entendimento de valores e regras;
  • favorecer a comunicação melhorando a linguagem do que pensa e sente;
  • poder agir com liberdade;
  • representar seu cotidiano;
  • sensação de segurança e autoconfiança;
  • criação de vínculos que aumentará sua autoestima e ensinará a lidar com a frustração.

Dessa forma, a brincadeira, traduz o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar‐se com outras crianças e com os adultos criando laços e vínculos afetivos. Aqui, listamos 6 benefícios que o brincar proporciona para o desenvolvimento do seu pequeno para que você saiba ainda mais porquê brincar é importante.

Autoconhecimento

Construir castelinhos de areia, desenhar em uma folha em branco, fazer sons a partir de um chocalho ou modelar bonecos em massinha… Durante essas atividades o bebê começa a se dar conta das coisas que pode fazer e, assim, passa a entender melhor como o seu próprio corpo funciona.
Afinal, é na infância, enquanto brinca, que o ser humano começa a ter consciência de si mesmo. De acordo com Diego Adame, coordenador da Fundação Lego, brincar “É a maneira mais surpreendente e criativa de aprendizagem”.

Criatividade

Seu filho costuma transformar objetos pouco óbvios em brinquedos? Esse é um excelente sinal. Muitos pais não sabem, mas nem sempre é necessário comprar brinquedos educativos para ajudar o seu filho a desenvolver a criatividade. Na verdade, de acordo com um estudo feito por uma universidade australiana, muito pelo contrário.
Uma pesquisa feita pela RMIT University, de Melbourne, na Austrália, reuniu 120 crianças de 5 a 12 anos e analisou o impacto do brincar com itens que não são realmente brinquedos. O resultado do estudo identificou que usar objetos comuns, como caixas, baldes, pedaços de madeira, durante a brincadeira pode ser ainda mais benéfico para a imaginação e criatividade do que brinquedos já prontos.
Quem diria que fazer castelos de caixas de papelão e instrumentos musicais de latas faria tão bem aos pequenos, não é mesmo? No entanto, aqui vai a dica: certifique-se de que os objetos são seguros para o seu bebê, que não há nenhuma peça pequena que possa se soltar, ou nenhuma parte que possa correr risco de corte ou perfuração!

Reconhecimento de emoções

Enquanto brinca, uma criança pode rir, chorar, ficar com raiva e sentir medo — tudo ao mesmo tempo — o que é altamente benéfico para o seu desenvolvimento. Além da profunda conexão consigo mesma, ao experimentar emoções a criança também passa a entender o que é autocontrole, como reagir aos sentimentos e como evitar situações que despertem sensações que ela considera ruins.

Foco

Diferente dos adultos, crianças podem passar horas em uma única atividade. Isso acontece, pois os pequenos são mini inventores descobrindo algo novo a cada instante, ávidos por dominarem esse universo de coisas inéditas. Por isso, ao brincar as crianças desenvolvem também o foco, habilidade fundamental não só na infância, mas em toda a vida.

Socialização

Ao brincar com outras crianças, seja no play do condomínio, na pracinha, na escolinha ou em qualquer outro lugar, os pequenos desenvolvem habilidades sociais como interação com o próximo, resolução de conflitos, respeito aos limites e superação de adversidades. Por isso, sempre que possível, proporcione esse contato. E, se seu filho se incomoda com esse contato, fique atento e discuta com seu pediatra.

Vínculo

Brincando a criança se desenvolve emocionalmente criando vínculo afetivo, ressignificando vivências conflituosas, lidando com limitações e frustrações.

Como o desenvolvimento infantil ocorre nas relações com o outro, e por meio de um ambiente saudável, ao brincar a criança estabelece vínculos emocionais e afetivos, realiza trocas, e enfrenta novas situações com quem está brincando, seja um coleguinha, pais ou qualquer outra pessoa, animal, e/ou objeto.

Resumindo… brincar é extremamente importante!

Você sabia que brincar era tão importante? Vale lembrar que esses são apenas alguns dos benefícios que a brincadeira pode proporcionar nos primeiros anos de desenvolvimento dos pequenos. Mas, a lista é infinita.
Por isso, incentive a brincadeira, disponibilize brinquedos adequados para cada fase do seu filho — incluindo objetos que não são originalmente brinquedos — e participe da farra!
Gostou de saber sobre a importância de brincar? Comente aqui embaixo, vamos adorar saber.

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

Um abraço apertado, com carinho da Noeh