fbpx Skip to main content
Blog

Previdência privada para bebês ou crianças? Por que fazer?

By agosto 4, 20202 Comments

previdência privada para bebê e crianças

No cuidado que temos com um filho também é muito importante cuidar do dinheiro para o seu futuro. Durante o crescimento da criança e planejamento financeiro é fundamental, a previdência privada para bebês ou crianças  é uma maneira de se planejar.

Quais as vantagens de uma previdência privada para meu bebê?

Existem muitas formas de organizar as finanças, e a previdência privada é uma delas. Este produto tem características próprias e benefícios no imposto, garantindo ser uma ótima opção. Provavelmente você já está pensando nos gastos com a casa, fraldas, vacinas, roupas, berço, entre outros. Mas sinto lhe informar que com o tempo este gasto deve aumentar, e se você não se organizar agora, com o tempo, será mais difícil pagar todas as contas.

As despesas rotineiras de uma família são custos de curto prazo. Os planos de viagens, ou trocar de casa normalmente são despesas maiores e no médio prazo. Já uma aposentadoria ou a despesas com Universidades são despesas ainda maiores no longo prazo.

A Previdência Privada é um produto financeiro ideal para os planos de longo prazo.

Imagine a felicidade do seu bebê, ao completar 18 anos, e ver que você se preocupou, desde o dia em que nasceu, em fazer uma reserva financeira. Agora tem várias opções afrente pode investir em estudos, empreender, viajar, investir, o que quiser. Esta opção somente existe se você guardar o dinheiro, e existem algumas vantagens em fazer isso com uma previdência privada.

Programe seu investimento mensal

Nosso dia já é bastante atarefado, ainda mais cuidando de um bebê. Para cuidar do nosso dinheiro também é necessário um pouco de praticidade. Se você tem conta em uma corretora de investimentos sabe que é necessário transferir o dinheiro que será investido, então investi-lo na aplicação desejada. Este procedimento é fácil, mas não é prático.

A previdência privada é um dos poucos produtos de investimento em que podemos programar o pagamento em débito automático mensal. Com esta praticidade é mais simples e fácil investir um valor constantemente e poupar para o futuro do seu bebê.

Economizando um valor confortável todos os meses não será difícil acumular toda o custo da Universidade, ou um intercambio, ou o investimento para abrir seu próprio negócio.

Fazer uma previdência logo que seu bebê nasce pode ajudar muito a realizar estes sonhos no futuro com mais tranquilidade.

Troque de investimento se quiser

Uma das maiores preocupações quando investimos nosso dinheiro é saber se ele está seguro. Se aquela instituição não vai confiscar meu dinheiro, ou quebrar, ou de alguma forma vou perder aquilo que investi. Somente nós sabemos o quanto suamos para conquistar este dinheiro, e por isso temos medo de perder.

Na compra de qualquer produto a lei nos garante um prazo para trocar se não gostamos. No caso da Previdência privada, a  LEI COMPLEMENTAR Nº 109, DE 29 DE MAIO DE 2001 garante além de transparência de informações, que podemos trocar a qualquer hora para um outra empresa e fundo sem limite de prazo.

Este benefício é uma proteção muito importante pois caso o banco ou seguradora tenha qualquer tipo de problema você tem direito em buscar outro lugar sem ônus algum. Principalmente por se tratar de um investimento de 20, 30 até 40 anos. Muita coisa pode acontecer durante este tempo que está investindo e esta vantagem te protege por todo este tempo.

Pague pouco para investir

Outra preocupação séria em tudo que compramos é o preço, quanto temos que pagar por isso. No caso de produtos financeiros o preço pago para as corretoras, ou seguradoras ou bancos é a taxa. Cada produto tem suas taxas específicas, como corretagem, comissão ou taxa de administração, a previdência costumava ter vários tipos de taxas, mas a concorrência mudou isso.

Já se foi o tempo em que eram cobradas taxas adicionais na Previdência Privada, como taxa de entrada, de saída ou de carregamento. Única taxa cobrada atualmente, nas melhores Seguradoras, é taxa de Administração. Comparando os fundos de previdência com outros investimentos, vemos que as taxas são baixas e justas.

A grande diferença de cobrança feita na previdência é a não existência de come-cotas para o pagamento de impostos. A previdência tem um grande benefício neste cálculo, garantindo um aproveitamento melhor do investimento ao longo do tempo.

Deixe seu dinheiro rendendo muito

Por muitos anos a previdência privada era uma forma diferente de poupança e conhecida por ser um investimento de baixa rentabilidade. Mas com a baixa credibilidade do INSS mais pessoas passaram a investir e buscar retornos melhores.

Como vemos na matéria do Jornal O Globo, em 2016, as grandes gestoras do mercado financeiro já investiam em criar fundos de previdência com alta rentabilidade. Estas gestoras sobrevivem de bons resultados para buscar clientes, desta forma, o mercado ganhou opções de fundos.

 Os fundos têm características conservadoras, moderadas ou arriscadas dependendo do risco que o investidor pretende correr. Mas sempre importante observar a rentabilidade no longo prazo para fazer uma boa escolha.

previdência privada familiar

Evite de pagar impostos

O Brasil cobra muitos impostos em vários momentos de nossas vidas, por isso acredito que a grande vantagem da previdência é evitar de pagar esses custos. Quando diminuímos nosso custo, estamos automaticamente melhorando nosso retorno.

A previdência pode te ajudar a pagar menos impostos em dois momentos. Caso contrate uma previdência PGBL, pode declarar e terá uma dedução de até 12% da receita bruta no seu imposto de renda. Mesmo se a previdência estiver no nome do seu filho, você será responsável financeiro, e terá direito a este benefício.

Quando seu filho for maior de 18 anos, caso você queira dar um dinheiro, ou um bem para ele por qualquer motivo, deve pagar ITCMD. Mas caso você tenha feito a previdência diretamente no nome dele, não terá de pagar nada.  De acordo com Código civil artigo 794, a previdência privada é isenta de impostos de transmissão, incluindo inventário.

Uma previdência em nome dos pais tem outros tipos de vantagens como contratar seguros ou facilitar a sucessão financeira. Podemos ver que planejar a vida financeira da família no longo prazo pode transformar esta caminhada mais prazerosa e tranquila. Existem muitas vantagens em fazer uma previdência, mas cada pessoa deve buscar a melhor alternativa para sua família.

O mais importante é planejar seus gastos e suas reservas pois o objetivo é viver bem.

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar que iremos te responder!

Um abraço apertado, com carinho da Noeh

 

Texto escrito pelo o Ivan Nunes Lanna, CEO e consultor financeiro da INSUU – Aposentadoria Segura.

A equipe da INSUU manda um abraço e deseja uma aposentadoria segura a você.

REFERÊNCIAS:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp109.htm

https://oglobo.globo.com/economia/gestoras-independentes-butiques-entram-no-segmento-de-previdencia-19967824