fbpx Skip to main content
Blog

Dicas e hábitos simples para mais saúde financeira da família

By outubro 9, 2020No Comments

Melhorar a saúde financeira é muito similar a melhorar a saúde física. É necessário disciplina, hábitos saudáveis e pouco a pouco terá uma rotina melhor e saúde será o resultado.

Para conquistar uma rotina melhor não é preciso virar um expert em finanças, mas com um pouco mais de consciência sobre seus gastos poderá melhorar muito a economia familiar. Vamos listar algumas dicas que podem te ajudar a se organizar, entender seus gastos, evitar desperdícios, ganhar mais e planejar o futuro. Sou Ivan Lanna, consultor financeiro, e vou te ajudar a ter saúde financeira, vem comigo!

1 – Não deixe para amanhã

Muitas vezes deixamos para depois nosso controle financeiro. Este exercício no começo é demorado, mas fique tranquilo, com o tempo será mais fácil e rotineiro manter sua saúde financeira.

Comece a se organizar agora mesmo e, para começar, busque os recibos e comprovantes das suas compras. Entenda também como é sua receita, se você trabalha com vendas, ou tem uma renda extra, organize quanto e quando recebe, para você poder avaliar isso mais tarde.

2 – Use aplicativos ou planilhas

Existem muitos aplicativos e planilhas disponíveis e gratuitas na internet para organizar suas finanças. Busque uma do seu agrado, mas escolha uma que tenha a possibilidade de escolher categorias de gastos. Alguns aplicativos podem ser sincronizados com os bancos e tornar ainda mais prático para preencher. Veja aqui alguns aplicativos que podem te ajudar!

Importante é usar este controle e preencher tudo, incluindo qualquer lanchinho da tarde. Coloque a data, o valor e com o que gastou para tudo. Se tiver alguma dívida, coloque também na planilha ou aplicativo para que as análises sejam reais. Isso poderá te ajudar muito a organizar suas finanças.

3 – Analise os resultados

Com as contas de todo o mês no seu controle, você terá uma primeira impressão de como e com o que está gastando seu dinheiro. Alguns aplicativos te mostram com gráficos e de forma prática.

Primeiro e mais simples são suas receitas, veja exatamente quanto a família recebe, todas as análises serão relacionadas a quanto você ganha.

Tente avaliar quanto você gasta com as despesas fixas, como aluguel, comida, água, luz, condomínio, impostos, plano de saúde entre outros. É interessante tentar manter estes gastos em até 50% de quanto você ganha, se puder economizar, sem comprometer sua qualidade de vida, ainda melhor!

Os outros gastos como compras, restaurantes, presentes, viagens, passeios, e outras despesas variáveis devem comprometer no máximo 30% dos seus ganhos. Aqui é provavelmente onde você poderá economizar mais, mas também pode interferir muito da nossa qualidade de vida. Não deixe de ter seus gastos, mas controle bem para não comprometer suas finanças.

Por último poupe o restante do dinheiro de forma responsável. Mais para frente vamos ver uma forma simples de poupar que vai te ajudar a viver com mais tranquilidade e qualidade, mas desde já reserve este dinheiro para seus investimentos.

4 – Corte gastos desnecessários

Quando vemos todos os gastos da casa e vemos o quanto eles comprometem a vida financeira, é possível avaliar o que realmente é importante, e parar de gastar desnecessariamente.

Muitos gastos como TV a cabo, compras, restaurantes, lanches, podem ser evitados e deixaria de gastar bastante dinheiro das suas economias. Avaliar suas compras de supermercado, ou meios de transporte, ou luzes acessas podem ajudar nos pequenos gastos desnecessários todos os meses. Trocar as lâmpadas da casa, por LED, fazer passeios mais econômicos, e cozinhar mais em casa são algumas formas de cortar gastos. Além disso, você poderá ver quais são necessárias avaliando o quanto gasta por mês com cada tipo de conta.

Em alguns casos, estes cortes podem comprometer a qualidade de vida da família, mas garanto que farão bem, pois com uma reserva financeira este esforço será recompensado.

5 – Negocie suas dívidas

Se você tem alguma dívida estude alguma forma de quitar ou diminuir.

Se comprou um carro ou casa e o juros estão muito alto, negocie em outros bancos. Por outro lado, se você está pagando um empréstimo, analise se consegue ficar livre dele. Muitas vezes uma dívida pode resolver um problema, mas pode criar outro. Por isso, busque uma forma de pagar o menor juros possível. Esse é um gasto constante que deve ser evitado.

6 – Envolva toda a família na organização financeira (incluindo as crianças)

Quando envolvemos todos da casa neste objetivo, todos passam a ter mais consciência da importância de economizar e colaboram para uma vida financeira melhor. Todos devem contribuir dizendo com o que gastaram e economizando quando pode.

As crianças aprendem muito com este envolvimento, entendem que devem controlar bem seu dinheiro, que deve saber gastar e economizar. Então, mostre para elas o quanto é difícil ter dinheiro, como ela pode gastar, e que se ela gasta tudo agora não terá depois.

7 – Planos de fidelidade e descontos

Procure um plano de fidelidade que atenda bem suas despesas e perfil de consumo. Estes planos podem ajudar muito a pagar futuras viagens, alguns benefícios e pequenas economias que te ajudam futuramente.

Também não tenha medo de pedir descontos, principalmente se for comprar a vista. Em muitas compras são possíveis buscar preços melhores, negocie, avalie vários fornecedores e procure o melhor negócio.

8 – Tenha uma reserva de emergência

Quanto a seus investimentos, primeiro passo é ter uma reserva de emergência. Guarde uma parte do seu dinheiro em um investimento de alta liquidez, mesmo que seja numa conta poupança.

Esta reserva é muito importante para urgências. Por exemplo: quebrou o computador e vai precisar de um novo, ou o conserto do carro, ou algum remédio caro que você não previa, qualquer urgência que você não esperava. Esta reserva de emergência vai te ajudar a manter o controle das despesas da casa e não vai comprometer seus investimentos.

9 – Planeje seu futuro com investimentos

Programe seus planos junto com seus investimentos. Com a ajuda de um consultor financeiro busque um investimento de médio prazo para planos como viagens, investimentos de curto prazo para um plano que está mais próximo, e investimentos de longo prazo para compras que podem esperar mais tempo ou para pensar em se aposentar.

Existem muitas opções de investimentos e cada um é ideal para um prazo adequado. Portanto, todos os meses, você pode programar como irá investir o dinheiro que irá poupar para conquistar seus planos. Assim, você estará sempre fazendo seu futuro mais fácil, e em pouco tempo já terá dinheiro para viajar, comprar, aposentar, sem comprometer seus gastos de hoje.

10 – Proteja sua família

Procure o melhor custo benefício em um bom seguro saúde ou plano de saúde. Este não é um gasto, mas um investimento, você terá tranquilidade em caso de qualquer acidente ou doença. Não deixe de pesquisar a rede credenciada, os benefícios e caso seja interessante um bom plano odontológico.

Pesquise também um bom seguro de vida adequado a sua realidade, existem vários tipos de seguros que não são caros e podem garantir dinheiro nos piores momentos e proteger o futuro da sua família. Desconfie muito dos seguros resgatáveis, ou vida inteira, eles te prometem um dinheiro depois de algum tempo, mas não é um produto vantajoso para sua saúde financeira.

11- Acompanhe os resultados da sua saúde financeira

Com o tempo, o controle financeiro será uma rotina e acompanhar tanto seus gastos quanto seus investimentos será mais comum. Este controle te ajudará a gastar com mais consciência, a aproveitar melhor para gastar mais em algumas ocasiões, além de te ajudar a programar melhor as compras.

Com ajuda de um bom consultor você também deve acompanhar seus investimentos, planejar viagens, compras, buscar alternativas, e manter seus planos em constante processo de realização.

Com ajuda de toda a família será mais fácil e prazeroso manter todo o controle financeiro! Além disso, seus planos serão realizados de maneira mais leve, sabendo que você se programou para desfrutar cada realização!

O que achou do conteúdo? Te ajudou, gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares para que possam também garantir saúde financeira! E, conte comigo se precisar de ajuda!

 

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar que iremos te responder!

Um grande abraço, do Ivan da Insuu

Texto escrito pelo o Ivan Nunes Lanna, CEO e consultor financeiro da INSUU – Aposentadoria Segura.

A equipe da INSUU manda um abraço e deseja uma aposentadoria segura a você.