fbpx Skip to main content
Blog

9 coisas que não podem faltar no quarto do bebê!

By fevereiro 1, 2022março 25th, 2022No Comments

A notícia que tem um baby a caminho pode mudar o destino de uma família! Assim como enche os corações de alegria e esperança, também vem com algumas responsabilidades. Uma delas é se preparar para a chegada do pequeno. Logo, estamos falando do quarto do bebê!

Foi-se o tempo que o pontapé inicial era a descoberta do sexo. Se menino, azul. Se menina, rosa. Vamos combinar, isso já ficou para trás, não é mesmo? Logo, os pais podem pensar em cada detalhe e até começar a colocá-los em prática tão logo revelada a gestação.

Porém, muitas vezes pode surgir aquela dúvida: o que é indispensável para o quartinho dos babies? Sobretudo para pais de primeira viagem, essa pergunta é um tanto quanto desesperadora. Mas, calma, é só continuar a leitura!

Saiba por onde começar

Sim, sabemos que o momento é de euforia e muita emoção. Porém, não deixe de associar a isso um pouquinho de racionalidade. É preciso planejar bem cada detalhe para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Antes de tudo, você já decidiu qual cômodo da residência será o quarto do bebê? A partir daí, é possível definir as prioridades para o ambiente, principalmente considerando o espaço disponível.

Além disso, não deixe de conferir as condições de custo de cada compra. É apenas com uma boa pesquisa de preço e qualidade que os pais podem garantir segurança e economia nesse momento. 

Veja o que colocar no quarto do bebê

Agora, vamos recapitular quais são os itens indispensáveis para o quartinho do baby!

  1. Bercinho 

Sem dúvidas, o primeiro deles é o bercinho. É nele onde o baby vai repousar durante os primeiros anos de vida. Por isso, priorize o conforto, a elegância e, principalmente, a segurança do item.

Busque identificar elementos capazes de proteger o baby contra quedas. Um deles é bem simples: a região lateral deve ter, no mínimo, 60 cm. Isso dá uma tranquilidade a mais para quando o pequeno conseguir ficar em pé no bercinho.

Ah, nada de escolher opções inclinadas, viu? Além disso, confira se o colchão está firme e sem nenhuma vazão lateral.

  1. Guarda-roupa ou cômoda

Assim como é indispensável para adultos, também é necessário para os pequenos. Afinal, é em um guarda-roupa ou cômoda que as roupinhas e demais itens serão armazenados. A característica básica é bem simples: ser funcional.

Porém, os detalhes ficarão a cargo de cada família. Será que é melhor escolher uma opção duradoura, que possa atender aos próximos anos de vida do baby? Ou será que é melhor optar por opções menores, que poderão ser aprimoradas ao longo do crescimento?

Isso cada um responderá de acordo com sua realidade!

  1. Poltrona para amamentação

Nunca é demais reforçar que o aleitamento materno deve ser exclusivo e em livre demanda até os 6 meses de vida. Portanto, você já deve imaginar quanto tempo vai passar amamentando, certo?

Dessa forma, é uma escolha inteligente deixar uma poltrona exclusiva para isso no quarto do bebê. Mais importante que fazer parte da decoração, é o conforto que ela vai garantir, até mesmo para favorecer o posicionamento e assegurar um ambiente tranquilo para esse momento tão especial.

  1. Iluminação personalizada

Falando em ambiente, chegou a hora de investir na iluminação. O banho de sol é indispensável para a produção de vitamina D. Porém, a luz do dia em excesso pode ser incômoda, até mesmo para o soninho do baby.

Então, para garantir um ambiente mais aconchegante, você pode apostar na iluminação com abajures ou luz indireta. Opte por cores tranquilas e, caso queira algo temático, use e abuse da criatividade!

  1. Trocador 

Agora, um item que apresenta infinitas opções no mercado: o trocador. Ele pode estar acoplado ao bercinho ou mesmo à cômoda. Pode, ainda, vir como um equipamento avulso. 

O mais importante de tudo é que seja seguro e tenha espaço para armazenar os itens necessários para a troca. Então, já vale recapitular quais são eles: fraldas, pomadas, lencinhos, cotonetes, borrifadores de água e produtinhos para a pele do baby.

  1. Brinquedos 

O que seria o quarto de uma criança sem brinquedos? Pois bem, eles são itens indispensáveis não só para diversão, mas também para o desenvolvimento! São eles que vão estimular a criança a desenvolver habilidades básicas, como atenção e tato.

Claro, eles precisam ser seguros e adequados para cada faixa etária. Então, evite itens muito pequenos, que apresentam riscos de serem engolidos. Além disso, opte por não deixar pelúcias e almofadas em cima do berço — existe o risco de sufocação.

  1. Cesto para roupas 

Uma dica de ouro é não misturar as roupinhas dos babies com as demais roupas da casa. As pecinhas são muito delicadas e entram em contato direto com a pele dos pequenos. Então, quanto menos contato com o meio externo, melhor.

Portanto, seria uma ótima opção deixar um pequeno cesto de roupas sujas no quarto do baby. Não precisa ser algo muito expansivo e, ainda, pode contribuir para a decoração.

  1. Papel de parede 

Agora, que tal dar uma carinha especial ao quarto do bebê? Um papel de parede pode fazer toda a diferença no ambiente. Ele vai carregar consigo as cores do ambiente, que podem ditar até as sensações que o quartinho vai transmitir.

Por isso, cuidado com tons muito fortes. Neste momento, vamos sugerir que pesquise um pouquinho sobre o significado das cores e, principalmente, como escolher cores ambientes.

  1. Cortinas 

Chegando ao final da lista, vamos a um item muito importante: as cortinas. Porém, é algo que carrega algumas polêmicas. Se a família tiver um histórico de alergias, é muito possível que isso seja passado ao baby.

Assim, opte por materiais cuja tendência é acumular menos poeira. Isso porque, mesmo que apresente esse risco, as cortinas são fundamentais no controle da iluminação e privacidade do quartinho.

Vimos, então, que o quarto do bebê é composto por uma série de itens que vão além da decoração. Apesar de o ambiente ser determinante para conforto e aconchego da família, preze também para que as escolhas sejam funcionais. Afinal, é este o lugar que vai acolher o pequeno que está a caminho. Então, segurança, praticidade, comodidade e aconchego são aspectos básicos para o ambiente.

Então, esquecemos de algo na nossa lista? Deixe nos comentários!

Referências

Especialistas recomendam berços sem almofadas e bichos de pelúcia. Sociedade Brasileira de Pediatria.