Hoje em dia é cada vez mais comum ouvirmos nos meios de comunicação sobre os benefícios das atividades físicas na vida de toda população, mas você sabe me dizer qual a influência de uma vida mais ativa nas crianças?! O número de estudos sobre o tema está aumentando e é muito importante conhecer orientações básicas de como fazer e promover as atividades das melhores formas e em segurança.
Hoje o blog Noeh traz dicas e recomendações das principais sociedades médicas brasileiras sobre a importância e a valorização da atividade física na fase inicial da vida! Quer conhecer os benefícios e cuidados para iniciar uma atividade física de maneira correta e segura? Então vamos lá!
Vantagens das Atividades Físicas para crianças
Primeiramente, vamos revisar alguns dos principais benefícios das atividades físicas. Muitos desses benefícios podem ser de conhecimento geral, contudo, é importante reforçar para garantir que todos tenhamos as informações mais atualizadas.
Apesar de ser um problema multifatorial, o nível de atividade de uma criança influencia diretamente no desenvolvimento de quadros de obesidade. Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, a chance de uma criança de 04 anos obesa é 4x maior de se tornar um adulto obeso do que uma criança com o Índice de Massa Corporal (IMC) dentro dos padrões desejados.
Jovens obesos apresentam um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiometabólicas, como diabetes, hipertensão, hepatopatia, doenças articulares, asma, problemas de saúde bucal, ansiedade, depressão, alterações ortopédicas e problemas de aprendizagem. Dessa forma, é importante correlacionar a atividade física à redução desses problemas já que ela age como fator redutor do índice de sobrepeso/obesidade infantil.
Além disso, a atividade física auxilia a criança no aumento da percepção corporal que está sendo desenvolvida nessa fase. Ademais, é possível compreender que por serem realizadas, geralmente, em grupos, os exercícios ajudam as crianças no desenvolvimento da socialização e comunicação social.
Por fim, todas essas vantagens ainda estão associadas com a melhora ao lidar com frustrações e problemas inerentes ao convívio em sociedade. Agora que já vimos algumas vantagens dos exercícios físicos, vamos entender quais os cuidados antes de iniciar alguma atividade!? Bora lá!
Cuidados iniciais para as atividades físicas para crianças
Antes de iniciar qualquer atividade física regular e por maior tempo, é importante que a criança passe por avaliação médica. Esse profissional da saúde, geralmente o pediatra, irá avaliar através da história familiar e pessoal da criança sobre a necessidade de uma avaliação mais completa por um cardiologista. É importante que os pais relatem ao médico sobre episódios de desmaios, acidentes, limitações físicas, entre outros.
A atividade física além de saudável, deve ser prazerosa para a criança e sua prática não deve ser um sacrifício. Além disso, é importante que os cuidadores saibam as principais recomendações por faixa etárias! Veja abaixo as recomendações para crianças hígidas e sem condições limitantes de saúde!
Atividades físicas recomendadas por faixa etária
Crianças de 0 a 02 anos de idade
- Bebês devem ser incentivados a serem ativos por pequenos períodos ao longo do dia;
- É importante estimular os bebês que ainda não andam com atividades como alcançar, segurar, puxar, empurrar, mover a cabeça, corpo e membros. Além disso, é recomendado incentivar que eles fiquem de barriguinha para baixo, sempre sob supervisão.;
- É importante estimular os bebês que se arrastam ou engatinham a fazê-lo sempre que possível, em um ambiente seguro.
- Crianças que já andam devem ser fisicamente ativas todos os dias por pelo menos 180 minutos. Esse tempo pode incluir atividades leves, como por exemplo: ficar em pé, rolar, andar, saltar, pular e correr ao ar livre.
- Lembrando que até os dois anos de idade não há recomendação de tempo de tela.
Crianças de 03 a 05 anos de idade
- estimular pelo menos 180 minutos de atividade ao longo do dia com intensidade variável;
- estimular brincadeiras ativas como andar de bike, jogos, esportes com bola, etc;
- a partir dos 03 anos esportes como natação, danças, lutas e esporte coletivos podem ser inseridos gradativamente;
- limitar o tempo de tela a 2 horas por dia!
O escopo deste texto é até as crianças de 05 anos de idade, contudo, é possível encontrar vasto material sobre as orientações para as diversas faixas etárias. Nesse momento, listaremos mais algumas recomendações para te ajudar nessa fase! Veja abaixo!
Algumas recomendações adicionais
Abaixo trazemos algumas orientações que podem ajudar na prática de atividade física infantil (cada orientação deve ser aplicada se a faixa etária permitir!):
- em crianças com sobrepeso ou obesidade é importante acompanhar as atividades para evitar lesões musculoesqueléticas;
- evitar práticas excessivas de atividades de alto impacto;
- conversar com crianças reativas à prática de atividades físicas sobre as barreiras que as impedem e tentar pactuar meio de superar tais bloqueios;
- manter a criança sempre hidratada durante a atividade física;
- é importante que os pais se envolvam nas atividades físicas das crianças e reservem tempo para realizar ações conjuntas como ir a parques, passear de bicicleta, etc.
- estimule seu filho a brincar durante a infância;
- estimule e permita que seus filhos participem de jogos e esportes da escola e da comunidade onde vivem;
- sempre que as condições de segurança permitirem, incentive seu filho a ir a pé ou de bicicleta até a escola;
- estimule seu filho a participar das atividades da rotina da casa;
- converse sobre bullying.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre as recomendações de atividade física, vamos nos movimentar?!
Movimente-se!
No decorrer do texto, foi possível perceber o quão relevante é incentivar as crianças a ter uma vida ativa. Tal incentivo pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a saúde física quanto mental. Os responsáveis pela criança devem acompanhar esse incentivo com um cuidado especial, mantendo-se informados sobre as atividades mais adequadas para a faixa etária dela.. Além disso, o cuidador deve buscar ajuda e se envolver ativamente nessas atividades, criando um ambiente favorável e seguro para a criança se desenvolver. Somente assim será possível promover um estilo de vida saudável e prazeroso para as crianças.
Procure informações! Algumas pequenas mudanças de comportamento podem mudar uma vida inteira e transformá-la em mais prazerosa e mais saudável!
Até a próxima !
Referências
Participação esportiva em crianças e adolescentes: A avaliação física pré-participação. UptoDate.
Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. Grupo de Trabalho em Atividade Física da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Educação Nutricional na Prevenção da Obesidade Infantil. Associação Brasileira de Nutrologia.