fbpx Skip to main content
Blog

Brincadeiras para fazer em casa: o cérebro do corpo humano!

By maio 1, 2020maio 5th, 20202 Comments

Brincadeiras para fazer em casa: vamos falar sobre o cérebro! Estamos em meio a quarentena do corona vírus, vivendo experiências que nunca vivemos. Ficar com as crianças em casa durante todo o tempo é uma novidade, tanto para os pequenos e para os pais. O que podemos fazer presos em casa?

Primeiramente, é importante entender que a rotina das crianças é um fator importante para transmitir segurança e, que ela foi totalmente modificada e, uma nova rotina está sendo implantada a força. Pensando em formas de nos mantermos saudáveis e ativos, física e psicologicamente, criamos uma série de brincadeiras para a família inteira fazer em casa e aprender mais sobre o corpo humano. Esta é uma atividade que, principalmente, tem que ser constrúida de forma leve e descontraída para brincar e aprendermos juntos.

 

 

Brincando com a Noeh: O Corpo Humano

Brincando com a Noeh

Esse é a segunda parte dessa nossa série. A primeira foi sobre o esqueleto, você viu? Se não, clique aqui para ver, é uma parte importante e essencial da nossa atividade/brincadeira, dê um pulinho lá e, depois volte para completar seu corpo humano :).

Mas, se você viu e fez, vocês curtiram brincar sobre o corpo humano, ou melhor, com o esqueleto na sua casa? Hiro, meu pequeno que nos conduz nessas brincadeiras, achou bem legal e mostrou para o pai os ossos que compõem o braço e as pernas. Ele ficou bem orgulhoso do que tinha aprendido. Hiro é meu filho, eu sou a Liria, diretora de pesquisa da Anamê, empresa mãe da Noeh.

Parte 2: o cérebro, o que tem dentro da cabeça?

Na segunda parte da série “Brincando com a Noeh: O Corpo Humano”,  nossa brincadeira de hoje, para fazer em casa é o cérebro! Vamos aprender sobre o cérebro e o crânio. Para entender como funciona o cérebro e saber onde ele fica, precisamos do esqueleto que fizemos na primeira etapa. Como os ossos são nossa estrutura básica, onde será que vamos colocar o cérebro?

Passo a passo “Brincadeiras para fazer em casa: o cérebro”

Para começar, vamos seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, imprimimos no tamanho de uma folha de papel sulfite, o nosso cérebro. Clique aqui para abrir a imagem e imprimir o cérebro.

    Partes do cérebro

  2. Apontando para a nossa própria cabeça, falamos que é no cérebro que fica a nossa memória, nossos sentimentos e que ele é parte essencial do pleno funcionamento do nosso corpo. O medo, a apreensão, a alegria, são algumas das nossas emoções e elas estão contidas no nosso cérebro. Ele também comanda de forma voluntária, os movimentos do corpo como levantar a perna e o braço e involuntária, como os batimentos cardíacos. Didaticamente, cada parte do cérebro seria responsável por uma coisa. Sem se preocupar muito com os detalhes, podemos dizer que a parte da frente, na área da testa,  estão os movimentos, no meio estão as regiões mais ativadas enquanto gente escreve e fala, atrás da cabeça está o cortex visual, e bem na nuca a região responsável pelo nosso equilíbrio, pra gente não cair! Também é muito importante falar que o cérebro é bem molinho e muito sensível, por isso deve ficar dentro da caixa craniana e, é por isso que nossa cabeça é dura. Ela tem o importante papel de proteção do nosso cérebro.
  3. Cortamos o crânio do nosso esqueleto para encaixar nosso cérebro

  4. Para caber o cérebro na caixa craniana, cortamos com o estilete a parte inferior e lateral do crânio do nosso esqueleto, fazendo uma “casinha”. Colocamos a imagem do cérebro colorida, colada na parte de trás do esqueleto. Cada cor equivale então a uma “função”. E, além de brincamos de quais cores haviam no desenho, podemos explicar rapidinho o que cada parte faz. Nessa hora é legal lembrar de coisas legais que fizemos juntos e se a criança se lembrar, explicar que é na nossa cabeça que essas memórias ficam gravadas.

Nosso cérebro precisa de proteção

Função da caixa craniana: proteger o cérebro

Para entender melhor a função da caixa craniana, a “casinha” do nosso cérebro, fizemos um experimento com ovos 🥚.  Hiro jogou um ovo sem proteção na pia da cozinha. O ovo logicamente se quebrou. Em seguida, enrolamos o ovo em plástico bolha (mas pode ser algodão, gaze, tecido, o que você tiver em casa) e ele jogou de novo. Adivinha? Não se quebrou! Essa experiência do ovo ilustrou a importância da proteção. Podemos dessa forma, enfatizar a importância do uso do capacete quando andamos de bicicleta ou de patins. O que acontece quando andamos em alta velocidade e batemos a cabeça sem proteção?  Podemos quebrar a caixa craniana e machucar nosso cérebro. O capacete é necessário para evitar que a caixa craniana se quebre e machuque o nosso cérebro, que é super sensível!

A cabeça é o capacete do cérebro!

Para brincar  e aprender em casa juntos

Para complementar essa brincadeira para fazer em casa sobre o cérebro, terminamos assistindo juntinho um desenhinho que explica sobre o cérebro: clique aqui pra ver também! Gostamos desse vídeo abaixo também. Ele está em inglês. Mas, não tenha receio de expôr seu filho a uma língua que ele não tem contato diário tá?!  Esta exposição pode facilitar o aprendizado de uma língua estrangeira (leia mais sobre isso aqui). E, você vai se surpreender como ele entende muita coisa.

Vale a pena lembrar que brincadeiras e atividades físicas não trazem somente benefícios físicos ao corpo da criança. Elas também beneficiam a parte emocional da criança como traz a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso “bora” lá brincar!!!!

Essa é a segunda parte da série “Brincadeiras para fazer em casa: o corpo humano”! É importante considerar que você não tem que fazer tudo com a criança de uma vez só. Deixe ela olhar, se divertir…. se não quiser fazer mais, não insista muito… Deixe no tempo dela. Vocês vão ver em posts seguintes que nem sempre conseguimos fazer tudo no mesmo dia… tente sempre deixar a curiosidade da criança dar o ritmo da atividade.

Faça a brincadeira com o corpo humano, mostrando o crânio aí na sua casa e nos conte como foi!

Poste nas suas redes sociais e marque a Noeh e a hashtag #BrincandocomaNoeh

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

 

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.