fbpx Skip to main content
Blog

Brincadeiras em casa: o sistema cardiovascular

By maio 21, 2020maio 25th, 20202 Comments

Brincadeiras para fazer em casa: vamos falar do sistema cardiovascular! Estamos no meio da quarentena, tem horas que o coração parece que não vai aguentar as inúmeras mudanças, não é mesmo?! Tudo é novo pra gente, a nova relação familiar, com o trabalho, com nossa comunidade e tudo mais em nossa volta!  Ficar em casa 24 horas por dia com nossos filhos é, ao mesmo tempo, um prazer e um desafio, tanto para os pequenos como para os pais. O que podemos fazer isolados em casa?

Pensando em descontrair a família toda, ajudando a nos mantermos saudáveis e ativos, criamos uma série de atividades para fazer em casa e, aprender mais sobre o corpo humano de forma divertida. Uma maneira de intensificar o vínculo com nossos filhos de uma forma prazeirosa. Além disso, aprender sobre o corpo humano, facilita a comunicação de aspectos em relação a saúde da criança. Vamos entender o sistema cardiovascular e para que ele serve?

Brincadeiras para fazer em casa: o sistema cardiovascular

Parte 5: o sistema cardiovascular!

Primeiramente, qual a função do sistema cardiovascular? Ele é responsável pela circulação de sangue e, portanto, ela tem a função de transportar o oxigênio e os nutrientes para todas as partezinhas do nosso corpo! Simultaneamente, ele também é responsável pela retirada de resíduos como o dióxido de carbono (Co2).

sistema circulatório

Você sabia que temos uma rede de 100 mil quilômetros de artérias, veias e capilares no nosso corpo? Isso mesmo, considerando que o planeta tem 40 mil quilômetros, se tirássemos todos os vasos sanguíneos de uma pessoa, poderíamos dar 2,5 voltas no planeta. Louco, não? Mas, 80% desse comprimento vem dos capilares que são as menores tubos sanguíneos, bem minúsculos.

O coração: a bomba do sistema cardiovascular!

O sistema cardiovascular também é chamado de sistema circulatório, porque ele circula o sangue por todo o corpo. Para isso, ele precisa de uma bomba que movimente esse sangue. Essa bomba é o nosso coração!  Como resultado, o coração é um órgão que precisa trabalhar 24 horas por dia, sem parar! Ufa! Parece até a mamãe! rs. Ele pulsa em torno de 100.000 vezes por dia. Um tanto, né?

O seu coração tem o tamanho da sua mão fechada. Ele é um músculo e portanto ele contrai e relaxa. Em outras palavras, quando ele se contrai ele bombeia sangue oxigenado para todo o nosso corpo e, quando ele relaxa ele recebe de volta o sangue com CO2.

Sistema cardiovascular: os “tubos” sanguíneos

Antes de mais nada, o que é o sangue? O sangue é composto basicamente por células vermelhas que carregam o oxigênio, células brancas que ajudam a combater os germes (que falamos no post do sistema imunológico) e as plaquetas que são células que ajudam na cicatrização quando você se corta, por exemplo. A jornada do sangue começa e termina no coração!

Nesse sentido, o sangue sai do coração com o oxigênio e nutrientes em direção ao corpo pelas artérias, como mostra o desenho abaixo (seta e artérias em vermelho). Os capilares são os menores tubos onde a troca de oxigênio por gás carbônico acontece nas células e órgãos. E, ao mesmo tempo, que as veias carregam o sangue com gás carbônico e resíduos de volta ao coração (setas e veias em azul no desenho abaixo). Dessa forma, o nosso corpo tem os nutrientes que precisa. Antes de sair do coração de novo, o sangue passa pelo pulmão e se “recarrega” de oxigênio!

circuito de artérias e veias no corpo

“Brincadeiras para fazer em casa: o sistema cardiovascular”

Na nossa série de atividades sobre o corpo humano, começamos com o sistema esquelético, você pode achar ele aqui. É essencial que você comece com ele, porque ele é a base do nosso corpinho e vá seguindo as brincadeiras. Eu sou a Líria, mãe dos japinhas Hiro, Enzo e Tomi, e fisioterapeuta e diretora de pesquisa da Anamê, empresa mãe da Noeh, e vou, junto com Hiro, meu menorzinho, te guiar em mais um “Brincando com a Noeh”.

  1. Em primeiro lugar, começamos a falar sobre o sistema cardiovascular e o coração. Crianças geralmente já associam o coração ao formato de coração de desenho. Imprimi um coração colorido daqui e, expliquei que o coração de verdade, tem outra forma. Que os tubos que entram e saem do coração, enviam e trazem o sangue que é muito importante para o nosso corpo.

    Desenho do corpo humano com o coração

  2. Começamos a brincadeira, desenhando um corpão gigante com o coração no nosso quintal. Se você mora em um apartamento, pode usar fita crepe para desenhar no piso, assim não marca o chão. E, não se preocupe com a fidelidade do desenho, seu filho vai entender.

    Hiro levando e trazendo o sangue para o coração

  3. Usamos, por exemplo, legos vermelhos e azuis para ilustrar o sangue arterial, cheio de oxigênio e, o sangue venoso, cheio de gás carbônico. A idéia foi levar o sangue arterial e trazer o sangue venoso ao coração. Dessa forma, entendendo que há um fluxo de vai e volta. Nos divertimos bastante. Tanto ele como eu, corremos um bocadinho…

Brincadeiras para fazer quietinho

  1. Num outro momento, fomos colocar nosso coração no nosso esqueletinho. Ele fica na parte esquerda do peito. Ao mesmo tempo fomos colocando artérias e veias com fios de lã vermelho e azul, respectivamente, fixando com cola branca.

    Coração, artérias e veias no nosso esqueleto

  2. Logo em seguida, Hiro aperta o peito e diz: “aqui fica o meu coração”. Achei muito bom ver que ele vai associando o que estamos falando com o corpo dele. Esse é o objetivo!

    Hiro entendendo onde fica o coração

  3. Enfim, terminamos escutando o coração do irmão mais velho, Enzo. Usamos o meu estetoscópio mas, se você não tiver pode fazer um igual a esse. Parece bem divertido! Colocando também a mão ou o ouvido direto sobre o peito, funciona da mesma forma :).

    Hiro escutando o coração do irmão

Atividades para fazer juntinho…

Por último, terminamos assistindo sobre o sistema cardiovascular nesse vídeo aqui. Um outro exemplo de vídeo interessante é esse. Sentir o coração depois de uma atividade física como correr ou brincar é uma ótima oportunidade para mostrar como o coração aumenta os batimentos após um exercício e a importância do oxigênio para os nossos músculos.

Agora você sabe um pouquinho mais sobre nosso sistema cardiovascular! Lembrando que, para manter nosso corpo saudável, precisamos praticar atividade física e, ter uma boa dieta, balanceada. Temos que comer vegetais, frutas e peixe além de, evitar MUITO açúcar! Rs.

Faça a brincadeira com o corpo humano, mostrando o sistema cardiovascular aí na sua casa e nos conte como foi!

Poste nas suas redes sociais e marque a Noeh e a hashtag #BrincandocomaNoeh

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

 

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.