fbpx Skip to main content
Blog

Brincadeiras para fazer em casa: o sistema digestivo

By maio 29, 2020junho 5th, 20202 Comments

 

Brincadeiras para fazer em casa: vamos falar do sistema digestivo!  Estamos em meio a quarentena do corona vírus, vivendo experiências que nunca vivemos. Ficar em casa 24 horas por dia e com crianças é, ao mesmo tempo, um prazer e um desafio, tanto para os pequenos e para os pais. O que podemos fazer isolados em casa?

A rotina das crianças é fator importante para transmitir segurança do dia a dia para ela e, ela foi radicalmente modificada e, uma nova rotina está sendo implantada a força. Pensando em formas de nos mantermos saudáveis e ativos criamos uma série de brincadeiras para a família inteira fazer em casa e aprender mais sobre o corpo humano. Uma maneira principalmente, leve e descontraída para brincar e aprendermos juntos, intensificando o nosso vínculo de uma forma prazeirosa… Vamos brincar hoje sobre o sistema digestivo.

Sistema Digestivo

Nosso sistema digestivo: de onde vem o nosso cocô?

MeninOs principalmente, tem uma certa curiosodade sobre cocô e pum…. rs. Não sei os seus mas, os meus filhos ADORAM conversar sobre isso! Foi por aí que fui instigando a curiosidade do meu filho Hiro sobre o sistema digestivo. Muito prazer! Eu sou a Liria, diretora de pesquisa da Anamê e mãe do Enzo, Tomi e Hiro. E, junto com meu caçulinha de 4 anos, vamos passear pelo corpo humano.

Apesar de ser um assunto meio nojento de se conversar, é extremamente importante que as crianças entendam a importância fisiológica do cocô. Da necessidade de eliminar os resíduos do nosso corpo. Existem crianças com problemas de evacuação e muitas geralmente acham o cocô nojento e, acabam tendo dificuldades de defecar. A Sociedade Brasileira de Pediatria traz uma matéria sobre isso aqui. Será que não é uma boa conversar com eles e entender que isso é natural e até bom?

O sistema digestivo e suas partes

“Comer, comer…. comer,comer…. é o melhor para poder crescer!”.  Não sei na sua casa mas, na nossa, essa época de isolamento social tem rolado comida para todos os lados e gostos….

Mas, o que acontece com a comida quando a gente a coloca na boca? O sistema digestivo é a forma como nosso corpo tem de quebrar a comida como conhecemos e transformá-la em partes boas e ruins, de forma que o nosso corpo possa absorver e transformar em energia. O ato de cozinhar é uma maneira de auxiliar no processo digestivo. Antropólogos afirmam que o ser humano é desenvolvido como é hoje porque aprendeu a cozinhar os alimentos, o que facilita a digestão e portanto a sua absorção pelo nosso organismo.

A deglutição

A mastigação é o primeiro passo desse processo. Quando colocamos o alimento na boca, este alimento deve ser triturado o máximo possível. Devemos mastigar o alimento cerca de 20 a 30 vezes, segundo nosso dentista e também o Ministério da Saúde! Assim, o alimento é quebrado, facilitando a sua absorção. Esse processo não é somente mecânico, tem a parte química tambem! A saliva tem muitas enzimas que ajudam nessa quebra dos alimentos.

Ao mastigar, o alimento se torna uma massa na nossa boca  que se chama bolo alimentar. Dessa forma, é possivel a lingua empurrar esse bolo pela sua garganta. Esse processo então, se chama deglutição.

A viagem da comida pelo corpo humano

Ao sair da sua boca, o bolo alimentar passa pela traqueia e viaja por um longo “cano” chamado esôfago até chegar no estômago. No estômago, o bolo alimentar fica por até 4 horas! Por isso, não é muito adequado sair nadando depois de uma alimentação pesada…. A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático fala sobre isso.

O estômago libera muitos ácidos e enzimas que quebram ainda mais esse bolo alimentar que pode ser então absorvido pelo corpo. A quebra que acontece no estômago é principalmente de proteínas e, esses ácidos do estômago ajudam também a eliminar muitas bactérias que poderiam nos deixar doentes.

Depois de passar pelo estômago (em rosa na Figura abaixo), o alimento chega no intestino delgado (em laranja) e, os sucos de dois órgãos: o pâncreas (cor da pele)  e do fígado (azul) entram em ação e quebram ainda mais essas particulas de alimento. A bile, produzida pelo fígado, quebra a gordura e, o pâncreas libera outras enzimas que quebram todos os tipos de particulas da comida. Agora que a comida está totalmente “quebrada”, o intestino delgado absorve os nutrientes do alimento e envia para o nosso corpo, por meio do sangue.

As particulas que não são absorvidas pelo intestino delgado vão então para o intenstino grosso (roxo), onde toda a água  e outras particulas são absorvidas. Os residuos chegam até a região perto do bumbum, onde é eliminado como a forma que conhecemos de cocô.Você sabia que o intestino grosso libera anticorpos que ajudam a manter-nos saudaveis? Portanto, este órgão ajuda mais do que “só” eliminar os rejeitos.

Estruturas do sistema digestivo

“Brincadeiras para fazer em casa: o sistema digestivo”

Na nossa série de atividades sobre o corpo humano, começamos com o sistema esquelético, você pode achar ele aqui. É essencial que você comece com ele, porque ele é a base do nosso corpinho e vá seguindo as brincadeiras.

  1. Em primeiro lugar, começamos a falar sobre o sistema digestivo, para onde a comida vai… E, invariavelmente, caimos no cocô e no pum. Aproveitamos e ouvimos a música  O Ar de Vinícius de Moraes e, Hiro caiu na gargalhada….rs
  2. Depois, pegamos um rolo de papel toalha vazio, um saco plástico com fecho e água dentro e, pedacinhos de pão. Em outras palavras, o rolo simula o esôfago, o saco plástico o estômago, a água o suco gástrico e os pedacinhos de pão a comida.

    Colocando o pão no nosso “sistema digestivo”

  3. Simulamos que comemos o pão e ele passou pelo esôfago e caia no estômago com o suco gástrico.
  4. Alguns pedacinhos enroscavam no tubo e Hiro apertava simulando o movimento que o esôfago faz para ajudar na passagem e, na mistura do bolo alimentar.

    Simulando os movimentos do esôfago

  5. Quando o pão caia na água, com o tempo, ele ia dissolvendo. Isso ajudava a entender a quebra da comida em pequeninas partes.

    Será que dissolve?

Brincadeiras para fazer quietinho….

Fomos então colocar nosso sistema digestivo no nosso esqueletinho. Você pode achar uma imagem aqui. Mas vale desenhar também :). Usamos os números da imagem para reforçar a sequencia por onde passam os alimentos!

sistema digestivo no nosso esqueletinho

Atividades para fazer juntinho…

Por último, terminamos assistindo sobre o sistema digestivo nesse vídeo aqui. Ouvimos também a música do Mundo Bita e dançamos bastante.

Agora você sabe um pouquinho mais sobre nosso sistema digestivo! Lembrando da importância de comer comidas saudáveis,  fazer uma digestão saudavel e viver de forma saudavel!!!

Faça a brincadeira com o corpo humano, mostrando o sistema digestivo aí na sua casa e nos conte como foi!

Poste nas suas redes sociais e marque a Noeh e a hashtag #BrincandocomaNoeh

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

 

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.

2 Comments

Leave a Reply