fbpx Skip to main content
Blog

Brincadeiras para fazer em casa: o sistema respiratório

By maio 14, 2020maio 15th, 20202 Comments

Brincadeiras para fazer em casa: vamos falar do sistema respiratório!  Estamos em meio a quarentena do corona vírus, vivendo experiências que nunca vivemos. Ficar em casa 24 horas por dia e com crianças é, ao mesmo tempo, um prazer e um desafio, tanto para os pequenos como para os pais. O que podemos fazer isolados em casa?

Pensando em formas de nos mantermos saudáveis e ativos criamos uma série de brincadeiras para fazer com a família inteira em casa e aprender mais sobre o corpo humano de forma divertida. Uma maneira principalmente, leve e descontraída para brincar e aprendermos juntos, intensificando o vínculo com nossos filhos de uma forma prazeirosa… Em época de COVID 19, vamos entender o sistema respiratório e para que ele serve….

Sistema Respiratório

Parte 4: o sistema respiratório!

Conversamos alguns dias, aqui em casa, sobre o sistema respiratório. Não foi tão fácil fazer o Hiro, meu filho de 4 anos, se interessar sobre o assunto….  Mas, tentamos no tempo dele, deixar a curiosidade levar…. É muito importante escutar seu filho…. ouvir o que realmente interessa para ele e tentar direcionar.  De qualquer forma, vamos ser honestos, não são todas as crianças que se interessariam pelos pulmões e a troca gasosa aos 4 anos de idade né?! Sou a Líria, fisioterapeuta doutora, diretora de pesquisa da Anamê e vou te guiar nessa brincadeira gasosa!

Uma das coisas interessantes dessa nossa parte do corpo é que além das suas funções fisiológicas como o transporte de gases, essencial para a manutenção da vida humana, ela tem um efeito sobre as nossas emoções muito forte. Isto significa que por meio de exercícios respiratórios podemos mudar a sensação que temos na nossa mente, o que é muito bom nessa fase de enclausuramento. Neste vídeo aqui, minha amiga Diana Toledo, doutora em Neurociências pela USP, mostra alguns exercícios de yoga que pode nos ajudar a respirar melhor e nos auto-controlar.

Inspire… Respire…

Puxe o ar! Solte o ar! Podemos começar assim com as crianças. Dá uma sensação boa, não? Meu avô costumava dizer que a respiração é a base de tudo, sem ela nosso corpo e nossa mente não funcionam direito! E nós respiramos em torno de 20.000 vezes por dia. Muiné?! Então, o que seria o sistema respiratório?

Peça para o seu filho correr, correr o máximo que ele puder. Quando parar, peça para ele perceber a respiração, ela deve estar pesada, forte. Isso acontece porque o corpinho dele precisa de mais oxigênio, o que ele tinha foi usado para fazer o movimento da corrida. E, a gente consegue oxigênio no ar que fica em torno de nós. Sem o oxigênio, somos igual a um carro sem gasolina, ou seja, sem energia….

Como o ar chega nos pulmões?

Uma das maiores razões para estarmos vivos é o oxigênio. Então, respire profundamente e, perceba que o ar entra pelo seu nariz. Inspira… Expira… perceba que o ar entra mais geladinho e sai mais quentinho!

o ar entrando pelo nariz

 

Dentro do nariz temos os cílios nasais que filtram o ar das bactérias, germes, vírus e poeira. Por isso é importante a gente sempre manter as vias aéreas superiores limpas! Lembra que a pediatra sempre pede para usar o soro fisiológico no nariz? É para mante-lo limpo e umedecido. Este procedimento é recomendado pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial que leva a este link.

 

 

os cílios, pelinhos, de dentro do nariz filtram o ar

O ar então passa por um tubo que se chama traqueia que passa no seu pescoço.

 

 

 

 

 

 

o ar viaja por um ducto – a traquéia

Até chegar nos brônquios, essa ramificação que você vê na figura abaixo. Ainda dentro deles nós temos os cílios dos brônquios que coletam germes e outras partículas.

 

 

 

 

 

 

 

Os bronquios e os pulmões

Esses cílios atuam como uma “vassoura” que se movimenta para cima e para baixo levando as secreções ou o chamado muco para fora do pulmão, mantendo as vias aéreas limpas.

 

 

 

 

 

 

 

os cílios dentros dos brônquios

O ar então vai para os pulmões. Você sabia que o pulmão esquerdo é menor que o direito? Por que será?  Para dar espaço ao coração!

 

o ar (branquinho) entrando nos pulmões

 

 

 

 

 

Dentro de cada pulmão nós temos os alvéolos onde finalmente o oxigênio chega.

Os alvéolos do pulmão

 

E é nos alvéolos que é feita a troca gasosa, ou seja, o oxigênio é transportado para a circulação sanguínea e chega em todas as partes do nosso corpo e, o Co2 (dióxido de carbono) é levado e expirado de volta ao ambiente.

alvéolos, onde é feita a troca gasosa

Passo a passo

“Brincadeiras para fazer em casa: o sistema respiratório”

Na nossa série de atividades sobre o corpo humano, começamos com o sistema esquelético, você pode achar ele aqui. É essencial que você comece com ele, porque ele é a base do nosso corpinho e vá seguindo as brincadeiras.

  • Começamos com a brincadeira de hoje explicando onde fica o pulmão e para que ele serve. Aqui em casa, temos um quintal grande, então tentei desenhar um corpo humano e o pulmão dentro dele. O pulmão fica na caixa torácica e serve para o oxigenar o sangue. Se você mora num apartamento, poderia usar fita crepe para delimitar o pulmão, porque assim sai fácil e não estraga seu piso :).
  • Para ilustrar o oxigênio como eles circulam, coloquei legos vermelhos. Os legos significariam o oxigênio entrando no corpo, passando pelo nariz, traquéia, bronquios e pulmão. A ideia era que Hiro passeasse pelo corpo, indo em cada extremidade e fizesse uma atividade física, por exemplo, polichinelos ou alongamentos. Mostrando que o sangue oxigenado precisa ir para estas partes funcionarem.
  • Mas ele adaptou do jeito dele. Pegou os próprios carrinhos e foi carregando o oxigênio das extremidades para o pulmão e vice versa. Uma forma dele entender da maneira dele.
  • Hiro carregando o “oxigênio” por todas as partes do corpo

  • Num outro dia, colocamos nosso pulmão no nosso corpinho. Imprimimos este pulmão do tamanho de uma folha A4 e cortamos com estilete a caixa torácica, abrimos e colocamos o pulmão por baixo. A primeira coisa q ele me perguntou, apontando para o tórax: “Então o pulmão fica aqui, não é mamãe?”. Respondi que sim e entendi que a lição de onde é que fica o pulmão foi dada.
  • O pulmão no nosso esqueleto

  • Com o auxílio do Papai, fizemos uma brincadeira, de como podemos controlar o ar nos pulmões. Com um canudo, fizemos uma corrida de algodão. Coloquei uma linha de chegada no final da mesa e os dois ficaram soprando os algodões até chegar no fim. Eles se divertiram muito.
  • corrida de algodão

  • Além disso, outra brincadeira que fizemos foi soprar bolha de sabão numa folha. Sabia que ela não estoura? Era uma das minhas brincadeiras favoritas quando criança, em diferentes tamanhos de folhas. Assim ele tinha que controlar a força do sopro.

bolhas de sabão nas folhas

Atividades para fazer juntinho…

Terminamos assistindo Yoga para crianças da TV cultura. A prática da Yoga está muito relacionada com a respiração e, apesar do programa ser muito rápido (necessita pausar várias vezes para dar tempo de fazer a atividade), é direcionada as crianças . Ele amou e quer fazer as posturas todos os dias…. Outro vídeo que assistimos foi esse, explicando o sistema respiratório.

Faça a brincadeira com o corpo humano, mostrando o sistema respiratório aí na sua casa e nos conte como foi!

Poste nas suas redes sociais e marque a Noeh e a hashtag #BrincandocomaNoeh

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

 

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.