fbpx Skip to main content
Blog

Brincadeiras para fazer em casa: o sistema muscular

By junho 12, 2020julho 2nd, 2020No Comments

Brincadeiras para fazer em casa: vamos falar do sistema muscular! Estamos no meio da quarentena e, ficar quietinho não está sendo fácil, né?! Ao mesmo tempo, tudo é novo pra gente, a nova relação familiar, com o trabalho, com nossa comunidade e tudo mais em nossa volta!  Ficar em casa 24 horas por dia com nossos filhos é, ao mesmo tempo, um prazer e um desafio, tanto para os pequenos como para os pais. O que podemos fazer isolados em casa?

Pensando em descontrair a família toda, ajudando a nos mantermos saudáveis e ativos, criamos uma série de atividades para fazer em casa e, aprender mais sobre o corpo humano de forma divertida. Em outras palavras, uma maneira de intensificar o vínculo com nossos filhos de uma forma prazerosa. Além disso, aprender sobre o corpo humano, facilita a comunicação de aspectos em relação a saúde da criança. Vamos entender o sistema muscular e para que ele serve?

Muito prazer, meu nome é Liria, diretora de pesquisa da Anamê e junto com meu filhotinho, o Hiro, vamos passear pelo corpo humano, guiando vocês em mais um “Brincando com a Noeh”. Bora?

Sistema Urinário

Parte 8: o sistema muscular!

Você consegue mexer seus dedos da mão? E dos pés? Consegue correr rápido ou pular muito alto? Já pensou como você consegue fazer tudo isso?

Seus músculos ajudam seu corpo a se mover e funcionar!  O músculo são estruturas formadas por fibras que conseguem contrair e se alongar, ou seja, tem uma estrutura elástica. Em outras palavras, os músculos são flexíveis e adaptativos. O sistema muscular está presente em todo o nosso corpo. Sabia que você tem mais de 630 músculos que estão desde a cabeça até o dedão do pé? E cada músculo um desses músculos tem uma função específica.

Podemos controlar todos os músculos?

Alguns músculos são voluntarios ou seja, eles trabalham sob o seu comando. É só você olhar para sua mão e pensar em mexer o dedo indicador e você consegue que ele se mexa. Por outro lado temos os músculos involuntários, como o músculo do seu coração, que não dá para tentar controlar voluntariamente.  Sim, seu coração é um músculo super poderoso! Ele se contrai e relaxa enquanto você está brincando, correndo e até dormindo! Existem também os músculos lisos que envolvem as paredes das víceras , aparelho respiratório e aparelho circulatório.

Tipos de músculos

Você sabia que existem 3 tipos de músculos?

O músculo cardíaco como já conversamos anteriormente. Ao mesmo tempo, temos os músculos lisos que estão nos seus órgãos e ajudam a bombear sangue pelo seu sistema circulatório e movimentar a comida no sistema digestivo. E,  finalmente, os  músculos esqueléticos que estão ligados aos seus ossos. Cada movimento que você faz tem um grupo de músculos trabalhando junto para fazer esse movimento.

Pegue um peso com uma das suas mãos, um saco de farinha por exemplo. Levante e abaixe esse saco com a sua mão. Com a outra mão, tente segurar seus músculos do braço (o bíceps e o tríceps) perceba como eles contraem e relaxam durante esse movimento. Enquanto um contrai o outro relaxa. É preciso que eles trabalhem juntos!

Músculos no rosto também?

Você sabia que você tem mais de 43 músculos na face? E que você precisa de 13 destes músculos só para sorrir? E que para enrugar a testa e fazer bico de bravo você usa TODOS esses músculos da face?

Definitivamente, sorrir é bem mais fácil!  E transmite informações sobre o que você está sentindo….Que tal fazer todas as caras e bocas que você conhece? Sorrir, ficar triste, bravo, enrugar a testa, o que mais você consegue fazer?

 

“Brincadeiras para fazer em casa: o sistema muscular”

Na nossa série de atividades sobre o corpo humano, começamos com o sistema esquelético, nossa Luzia Anamê e, você pode achar ela aqui. É essencial que você comece com ele, porque ele é a base do nosso corpinho e vá seguindo as brincadeiras.

Passo a passo

  1. Como falamos, o corpo humano é recoberto por músculos. Por isso, pensamos em algo que pudesse recobrir nosso esqueleto Luzia.
  2. Usamos papel crepon vermelho que da mesma forma, tem uma elasticidade.
  3. Cortamos um envoltório da cabeça e pescoço, o tronco com uma fenda no meio, os braços e as pernas.

    músculos cobrindo nossa Luzia

Em outras palavras, colamos de forma que, caso Hiro queira olhar de novo, fosse possível ele abrir e olhar os outros sistemas que brincamos anteriormente. Deixando margem para conversarmos sobre o que aprendemos…

Outras atividades: mão que mexe

Juntamente com o nosso envoltório muscular, fizemos um modelo de mão de papel para que ela se mexesse quando “contraíssemos” os músculos. Para isso você vai precisar de papel cartão, canudo, cola quente e barbante. Nós usamos fio de lã vermelho.

  1. Antes de tudo, fizemos um contorno da mão do Hiro.  Ele adora fazer isso, fez da dele, da minha, dos irmãos…..
  2. Em seguida, dobramos os 4 dedos em 3 partes simulando os ossos dos dedos (falanges) e o polegar em 2 partes. Isso facilita a movimentação do papel.
  3. O próximo passo foi cortar 17 pedaços pequenos de canudo e mais 5 pedaços um pouco maiores. Em outras palavras, os pedaços pequenos de canudo ficariam no lugar dos ossos dos dedos e os pedaços um pouco maiores na palma da mão, simulando os ossos do metacarpo.

    Mão de papel e os canudos

  4. Medimos os fios de lã, de forma que seu comprimento fosse da ponta do dedo até o final da mão, lembrando de deixar um pouco de linha para dar os nós.
  5.  Em cada parte dobrada da mão de papel, colocamos uma gota de cola quente e Hiro foi grudando cada pedacinho de canudo. Escolhemos a cola quente porque ela seca rápido e fica firme. Mas, cuidado para não queimar os dedinhos!
  6. Passamos o fio de lã por dentro de cada canudo e demos um nó em cada ponta dos dedos. Hiro gostou muito dessa parte. Ficou um tempão colocando o fio dentro dos canudos. Mas, uma dica: assim que der já dê nó na pontinha porque se ele puxar e sair, vai ficar frustrado e aí já viu, né? rs
  7. Finalizamos mexendo todos os dedos e, imitando com a mão de verdade. Assim ele entendia que podemos voluntariamente fazer um movimento usando nossos músculos. Foi bom ver a associação do nosso modelo com a mãozinha dele.

  8. passando os fios dentro dos canudos

    “contraindo” os dedos, um por vez ou todos juntos

 

Como manter o sistema muscular saudável?

A manutenção de hábitos saudáveis ajuda a manter seus músculos saudáveis! Seus músculos perdem força se você não os exercita. Além de se exercitar precisamos nos alimentar bem! Sim! Nossos músculos não comem comida mas, ao se alimentar, a comida tem certos nutrientes que ajudam o músculo a se desenvolver e ficar bem. A Sociedade Brasileira de Pediatria desenvolveu um manual de orientações de atividade física na infância, incentivando aos exercícios e evitando muito as telinhas….

Por fim, lembre-se que toda atividade física que fizerem como andar, correr, pular, pode ser uma oportunidade para conversar sobre os músculos e sua importância…. Eu sempre falo dele ficar forte e comer verdes….rs

Faça a brincadeira com o corpo humano, mostrando o sistema muscular aí na sua casa e nos conte como foi!

Poste nas suas redes sociais e marque a Noeh e a hashtag #BrincandocomaNoeh

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

 

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.