fbpx Skip to main content
Blog

Brincadeiras para fazer em casa: O Sistema Urinário

By junho 5, 2020junho 7th, 2020One Comment

Brincadeiras para fazer em casa: vamos falar do sistema urinário! Estamos no meio da quarentena, segurar as emoções não está sendo fácil, né?! Tudo é novo pra gente, a nova relação familiar, com o trabalho, com nossa comunidade e tudo mais em nossa volta!  Ficar em casa 24 horas por dia com nossos filhos é, ao mesmo tempo, um prazer e um desafio, tanto para os pequenos como para os pais. O que podemos fazer isolados em casa?

Pensando em descontrair a família toda, ajudando a nos mantermos saudáveis e ativos, criamos uma série de atividades para fazer em casa e, aprender mais sobre o corpo humano de forma divertida. Uma maneira de intensificar o vínculo com nossos filhos de uma forma prazerosa. Além disso, aprender sobre o corpo humano, facilita a comunicação de aspectos em relação a saúde da criança. Vamos entender o sistema urinário e para que ele serve?

Muito prazer, meu nome é Liria, diretora de pesquisa da Anamê e junto com meu filhotinho, o Hiro, vamos passear pelo corpo humano. Bora?

Sistema Urinário

Parte 7: o sistema urinário!

Ahhhhh…. xixi! Você já sentiu aquele alívio quando vai ao banheiro fazer xixi? Estava no meio da brincadeira super concentrado e entretido e, de repente, aquela vontade vem….. Corre…. Corre…..Ufa! Que alívio! Mas, o que é o xixi? De onde ele vem?

Primeiramente, precisamos entender qual a função do sistema urinário? A função desse sistema que vamos brincar hoje é eliminar resíduos do nosso corpo. Mas, mais que isso, ele ajuda a regular o volume, a pressão e até a acidez do sangue!!!! 

Você sabia que para sentir essa vontade de ir ao banheiro, um adulto já tem quase 1 copo de xixi na sua bexiga? E que demoramos em torno de 45 minutos para que um copo de água passe pelo nosso corpo e vire xixi?

De onde vem o xixi?

Todos os líquidos que bebemos e que estão também nos alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. Lembra? Conversamos sobre isso no último post.

Nosso corpo produz, o tempo todo, resíduos que caem no nosso sangue. E, eles circulam pelo nosso corpo pelo sistema sanguíneo até que seja eliminado. O excesso de líquido também pode ser um resíduo e ele é eliminado pelo o que chamamos de sistema urinário.

Componentes do Sistema Urinário

Antes de mais nada, o sistema urinário é composto pelos rins que se localizam na parte superior abdominal, próximo aos seus músculos das costas. Temos rins dos dois lados: direito e esquerdo. Eles atuam como filtros.

Componentes do sistema urinário

Quando o sangue passa pelo rim, ele limpa o sangue, separando os resíduos que são todos os componentes que seu corpo não precisa. Da mesma forma, o excesso de líquido também se torna resíduo e se transforma em urina, que a gente chama comumente de XIXI! Depois disso, a urina passa por tubos (chamados de ureteres) e vai até a bexiga. Como a bexiga elástica que você conhece, a bexiga do nosso sistema urinário é um órgão elástico que acumula a urina até quando o nosso corpo esteja pronto para o eliminar e, é nesse momento que você sente aquela vontade de ir ao banheiro. No banheiro, a bexiga se contrai e o líquido passa por outro tubo chamado uretra, que carrega nosso xixi para fora do nosso corpo!

Você sabia?

Segurar o xixi de vez em quando não há problema, às vezes, você não está próximo ao banheiro e tem que segurar até chegar perto de um. Mas, não é bom você ficar segurando a urina muito tempo.

Você sabia que se você tiver o hábito de segurar o xixi muito tempo, você aumenta as chances de ter infecções? Quando a urina é produzida ela é estéril mas, manter um ambiente quente e úmido é muito propenso para bactérias. E, segurar muito tempo a urina enfraquece os músculos da bexiga que pode levar a uma retenção do xixi, o que impede que você elimine todo o xixi quando vai ao banheiro. Então, como você sempre tem um pouco de urina na bexiga, vai sentir vontade de ir ao banheiro toda hora e vai ter que parar de brincar a toda hora…. Não é legal, né?

Outra coisa, se é músculo, será que tem como a gente trabalhar com isso? Dá sim! Para isso, temos a fisioterapia uroginecológica, você conhecia? A Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica comenta sobre isso aqui.

Por fim, nossos rins filtram em torno de 100 ml de sangue a cada minuto.  E, se você não bebe muita água, a urina fica mais concentrada e menos frequente. O ideal é manter o xixi beeeem clarinho.

“Brincadeiras para fazer em casa: o sistema urinário”

Na nossa série de atividades sobre o corpo humano, começamos com o sistema esquelético, você pode achar ele aqui. É essencial que você comece com ele, porque ele é a base do nosso corpinho e vá seguindo as brincadeiras. Pensando num nome para nosso esqueleto, lembramos da famosa Luzia, que foi encontrada aqui pertinho de BH. Como resultado, batizamos nosso esqueleto de Luzia Anamê :).

  1. Antes de colocar o sistema urinário da Luiza, começamos a falar sobre o xixi e o sistema urinário. Dessa vez, mudamos a sequência das brincadeiras e assistimos juntinho um vídeo sobre o sistema urinário aqui . Assim, o Hiro já entendia sobre o que estávamos falando.
  2. Fizemos o “sangue”. Ele foi composto de bolinhas vermelhas (células vermelhas), bolinhas brancas (células brancas), bolinhas amarelas (plaquetas), mel (plasma) e água (água rs). Separamos e aproveitamos para contar e falar sobre cores.

    preparando o “sangue”

  3. Em seguida misturamos tudo e filtramos da mesma forma que o rim faz com o sangue! Em outras palavras, simulamos que as partes boas que o corpo necessita ficaram no filtro e as que a gente não precisa, foram eliminadas como urina (um liquido amarelado)! Essa brincadeira fez muito sucesso! Como resultado, Hiro passou horas filtrando e fazendo nosso “xixi”.

Filtrando sangue e fazendo “xixi”

Brincadeiras para fazer quietinho

Posteriormente, fomos colocar nosso sistema urinário na nossa Luzia Anamê! Desenhamos os rins, ureteres, bexiga e uretra e pintamos de laranja. Hiro até pintou umas gotinhas de xixi saindo pela uretra! rs

adicionando o sistema urinário da Luzia Anamê

Faça a brincadeira com o corpo humano, mostrando o sistema urinário aí na sua casa e nos conte como foi!

Poste nas suas redes sociais e marque a Noeh e a hashtag #BrincandocomaNoeh

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!

 

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.