fbpx
Blog

Como escolher o melhor calçado infantil?

By janeiro 15, 2020setembro 12th, 2020No Comments
Adquirir conhecimento para saber como escolher o melhor calçado infantil para sua criança, principalmente quando bebê, é uma questão tranquilizante para essa tarefa difícil né?! O bebê não diz se está confortável ou não… Por isso, nós escolhemos esse assunto para esse post, afinal, tem coisa mais deliciosa e confortante que saber que se está fazendo o melhor para seu filho?
Essa tarefa de escolher o sapato infantil ideal não é tão difícil quanto parece, mas existem características importantes que podem auxiliar ou interferir no desenvolvimento normal infantil. E, sabendo disso, gravamos esse vídeo para ajudar a cuidar dos pezinhos por aí. O intuito é que você saiba o que precisa prestar atenção quando for escolher o calçado infantil para contribuir para a segurança e equilíbrio da caminhada, principalmente na primeira infância, a fase mais importante para um desenvolvimento infantil saudável. 

Como escolher o melhor calçado infantil?

O tipo de calçado que a criança usará e o tipo de superfície que ela irá andar serão fatores cruciais para o desenvolvimento normal do pé e da caminhada da bebê, pois essa é a fase mais importante para prevenir pés planos (pé chato), pisadas tortas (pezinho “caído” para dentro ou para fora), dedos retraídos e outras anormalidades causadas por um mal desenvolvimento.
Dra. Ana Paula Lage, especialista em desenvolvimento de produtos para a saúde do bebê, conta pra gente, no vídeo abaixo, o que é importante prestar atenção para escolher o melhor sapato para sua criança, olha só:

Características básicas de um bom sapato infantil 

  • Largura do calçado – ele precisa ser largo na frente para que os pezinhos possam se espalhar dentro do sapato. O pezinho do bebê é proporcionalmente muito mais largo na frente em comparação ao calcanhar, naturalmente mais fininho; 

  • Altura da ponta – os dedos dos pés precisam de espaço para se moverem para cima e para baixo dentro do sapatinho;

  • Flexibilidade – os materiais precisam deixar os pés livres para mover todas as articulações. Materiais rígidos impedem que a criança mova os pés para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para dentro e para fora;

  • Solado flexível – A sola precisa permitir o movimento total do dedo do pé durante a caminhada. lém de deixar que a criança perceba as irregularidades do solo e diferenças entre um terreno e o outro.

  • Solado levemente curvado, não reto/plano – O ideal são calçados em formato de “barquinho”, levemente curvado no bico e no calcanhar. Não pode ser reto para não interferir na rolagem padrão dos pés, ou seja, o apoio que começa no calcanhar, passa pelo meio do pé e terminando nos dedos. Sapatos retos e duros favorecem o padrão da caminhada tipo “pinguim” que as crianças possuem quando começam a andar.

  • Solas finas – as solas grossas alteram o centro de massa do corpo da criança e isso altera o equilíbrio, assim, como consequência, pode causar quedas e possíveis lesões. Em outras palavras, é como se a criança estivesse usando um sapato com plataforma ou salto, 1 cm já é muito!

Um grande abraço,
com carinho da Noeh .

Bebê usando Noeh na pontinha dos pés. Bebê usando macacão Noeh para Vestir e usando o Noeh Joaninha Amora.

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários que nossos especialistas irão te responder!
Quer falar direto com a gente direto? Clique aqui para falar com a Noeh por Whatsapp!
Falar no whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Sou da Noeh! Pode me chamar quando quiser tá?! Responderei em breve!