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Crowdfunding, o que é? Por que a Noeh embarcou nessa?

Crowdfunding gera Valor, Marketing, Network e até dinheiro!

Crowdfunding é um financiamento coletivo. Abre a possibilidade de pessoas comuns investirem em um projeto, com ou sem contrapartida, com valores relativamente baixos. O sucesso está diretamente ligado ao maior alcance de pessoas, já que são necessárias vários apoiadores para o sucesso do financiamento, uma multidão (em inglês, crowd)!

Em outras palavras, o crowdfunding é uma versão moderna e potencializada da antiga busca de fundos ou, na linguagem popular: “vaquinha”. É quando um conjunto de pessoas se juntam para serem investidores de uma projeto que acreditam no propósito dele.

A diferença para a vaquinha tradicional está no alcance das plataformas que existem hoje. Os sites de financiamento coletivo atingem milhares, até mesmo milhões de pessoas, o que possibilita que usuários de qualquer parte do mundo possam financiar um projeto. Além de divulgar o financiamento, as plataformas acabam servindo para divulgar a própria ideia do projeto, atuando como uma espécie de veículo de pré-lançamento.

Por isso, escolhemos lançar o nova linha da Noeh, a Premium, através de uma Pré-Venda Coletiva via crowdfunding. Escolhemos a Evoé como plataforma de crowdfunding. Uma plataforma  também de BH, também liderada por mulher!

Muito mais que captação de fundos

A captação de fundos é apenas uma das muitas razões pelas quais nós criamos uma campanha de crowdfunding.

Dentre as várias possibilidades, o crowdfunding para pré-venda de produtos é uma forma de obter o feedback de possíveis clientes antes mesmo de criar e produzir um produto em larga escala, uma pré-venda para testar a aceitação de um novo produto. Dessa forma, as empresas evitamo desperdiçar fundos caso o produto não agrade os clientes.

Por isso, grandes empresas como Coca Cola, Phillips, Lego, Sony, Gillette apostam no crowdfunding para lançamento de novos produtos!

Como exemplo, temos a gigante Sony que já criou três campanhas via crowdfunding! É uma forma da empresa obter o feedback dos usuários em relação aos produtos validando se é viável ou não produzi-lo em larga escala. Assim, a Sony espera valida a aceitação para ver se vale a pena avançar com ideias de produtos que não são tão convencionais, os produtos realmente inovadores, diferente dos outros diversos produtos que a marca possui que já são comuns e conhecidos. Desta forma, só lançará aqueles que tiverem uma boa aceitação e popularidade. Diminuindo os custos com produção e logística para estes “testes”.

“Captação de fundos não é o ponto aqui”, disse um porta-voz da Sony. “Crowdfunding nos ajuda a recolher o feedback dos early adopters antes dos produtos irem para o mercado (early adopters são usuários que gostam de testar novidades assim que são lançadas, pode ser uma rede social ou produto de tecnologia, por exemplo)”.

Outro exemplo é a Philips que está agora mesmo com uma campanha no ar para lançar um mini projetor de bolso, clique aqui pra ver!

Vantagens do crowdfunding

O sucesso do crowdfunding está associado à capacidade das plataformas de atingirem um grande número de pessoas, o que traz diversas vantagens. Os próprios sites de financiamento coletivo servem como plataformas de marketing, divulgando o projeto da startup para um grande número de pessoas interessadas em investir e que podem dar feedback imediato. Da mesma maneira, por mais que as próprias plataformas sirvam como veículos de marketing, será difícil alcançar os objetivos financeiros sem uma grande exposição do projeto.

Dessa forma, o sucesso do financiamento coletivo está diretamente ligado a uma ampla divulgação, porque serão necessários vários investidores contribuindo com quantidades relativamente pequenas de dinheiro para chegar ao montante ideal. Caso o montante final não seja alcançado, todos aqueles que investiram recebem seu dinheiro de volta.

Mas, o custo dessa divulgação é mais baixo. Em grande parte das plataformas, o empreendedor pagará apenas uma porcentagem do valor total financiado, apenas se o objetivo final da arrecadação for completo. O risco também é baixo, diferente de outras formas de financiamento (como empréstimos bancários, por exemplo).

Das vantagens listadas acima, a de principal interesse para as startups é, sem dúvida, a possibilidade de testar o alcance do seu produto ou serviço antes de investir pesado ou buscar um financiamento de maior impacto.

Noeh girando
O melhor sapatinho para seu bebê. Modelo Noeh Pavão Imperial

Valores intangíveis além dos fundos

  • Análise de mercado

Através da uma campanha, é também possível saber se um determinado produto ou serviço fará sucesso entre os consumidores. Muitas empresas, já utilizam o crowdfunding para analisar itens como:

  1. Aceitação do produto/serviço: qual é aceitação pelo mercado? Devo fazer alguma adequação para que meu produto/serviço seja melhor avaliado?

  2. Comportamento do consumidor: quantos acessos, compartilhamentos e em qual canal minha campanha obteve melhor desempenho?

  3. Preferências: devo criar variações de produtos? quais obtiveram melhor aceitação?

  4. E também logística: quantos itens posso produzir sem haver desperdício?

  • Agrega valor à Marca

Além de encontrar apoiadores que acreditam em seu projeto, o crowdfunding pode ajudá-lo a chegar ao próximo nível ao conectá-lo à pessoas que você pode não ter sido capaz de contatar anteriormente, como parceiros, investidores e especialistas.

Por isso, alguns investidores monitoram campanhas de crowdfunding para encontrar projetos interessantes e apoiar aqueles que estão ganhando tração. O crowdfunding é uma ótima maneira de construir credibilidade e alcançar aqueles que você não teria considerado contatar antes.

  • Gera recompensa

A recompensa é a contrapartida, quando o investidor não receberá seu dinheiro de volta nem uma participação no negócio, mas ganhará alguma benefício pelo investimento, como o próprio produto final a preços menores e o recebimento do produto antes mesmo de ser lançado oficialmente para todos.

  • Investimento baixo

Pessoas físicas podem financiar um projeto investindo quantias relativamente baixas.  A soma de pequenos investimentos de várias pessoas que estão interessadas na ideia a ponto de bancar uma parte dela recebendo em troca alguma vantagem possibilita um ganha ganha entre o cliente investidor e quem está oferecendo o benefício.

É preciso engajamento

Uma campanha de crowdfunding é movida por engajamento. O público inicial que se engaja é o próprio público fiel da marca/negócio, e, a partir daí a comunidade em torno da plataforma de crowdfunding também se interesse pelo seu projeto. É como o elemento de ibope ou de validação da sua campanha. Quem te conhece mostra para um público que ainda não te conhece que confia no seu projeto, e mais importante, em você.

Os usuários que colaboram financeiramente com a sua campanha são, além de investidores, seus clientes e fãs da proposta. Eles estão apostando na ideia antes do lançamento para o mercado e, muitas vezes, acompanham a trajetória do criador da campanha mesmo depois que a arrecadação terminar.

Por que a Noeh embarcou nessa?

Empreender no Brasil não é fácil, ainda mais para uma startup de pesquisa e indústria como a Noeh. Fazer pesquisa aplicada e produção de produtos físicos é bem complexo. Fazer grandes investimentos é sempre bastante arriscado, mas, como sempre buscamos inovações para fazer do Noeh ainda melhor a cada dia, o crowdfunding foi uma boa oportunidade para entender se a novidade que estávamos querendo colocar no mercado fazia sentido para o consumidor antes de fazer um investimento. 

O Noeh  Knit, nossa linha premium, é uma solução resultante de feedbacks dos nossos clientes, soluciona pequenas queixas que alguns clientes tinham em relação a nossa linha original, como respirabilidade e resistência. Porém, como tudo em produção em massa envolve altos custos, nós contamos com o apoio dos nossos clientes colocando o crowdfunding como uma pré-venda coletiva para testar a oferta de um produto ainda melhor para os bebês por um preço menor. Os clientes ganham e a gente também! Dessa forma diminuímos os riscos de investir em uma nova produção entendendo se há demanda! Uma iniciativa ainda nova no Brasil, mas super comum na Europa e Estados Unidos por exemplo. 

E se a meta não for batida?

Se a meta não for batida e o projeto for “tudo ou nada” todo o valor investido pelos clientes é retornado para eles integralmente. Mas, todos saem perdendo, o cliente investidor fica sem o produto que ele apostou e investiu, a Noeh não recebe o investimento para o lançamento, a Evoé e todos os nossos parceiros não serão remunerados pelo trabalho, pré, durante e pós campanha. Mas, se meta não for batida e um projeto “flexível”, está tudo certo, ao final da campanha você recebe sua recompensa e todos saem ganhando.

INVISTA NA NOEH, FAÇA PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

Pré-Venda Coletiva da Noeh

Fontes referência:

Candice Pascoal: Mais que dinheiro crowdfunding gera valor marketing e network.

Endeavor: Minha empresa pode apostar em crowdfunding?

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