fbpx Skip to main content
Blog

Cuidados com o sol em crianças e bebês

By setembro 27, 2019dezembro 14th, 20192 Comments
Dra. Beatriz Adriane Gonçalves

Na primavera e verão temos dias de chuva intercalados com dias de muito sol! As crianças são particularmente sensíveis a queimaduras por exposição solar devido a delicadeza da pele. Precisamos de cuidados especiais com o sol em crianças e bebês!

É recomendado evitar exposição solar entre 10 e 16 horas, quando 60% da radiação ultravioleta B chega à superfície terrestre. Os raios UVB são os que causam queimaduras, além de aumentar o risco de câncer de pele.

Outro tipo de radiação é a ultravioleta A, que confere o “bronzeado”, mas está associada ao envelhecimento da pele e aparecimento de manchas. Os raios UVA atingem a pele mesmo nos horários de sol mais ameno e em dias nublados, motivo pelo qual o protetor solar deve ser uma hábito diário, independente do horário de exposição e do tempo lá fora.

Fique atento às principais orientações sobre exposição solar na infância a seguir.

Antes dos 6 meses de idade

  • Usar vestuário adequado: blusinha com manga comprida e chapéu, preferencialmente com fotoproteção (proteção UV).

  • Evitar exposição solar das 10 às 16 horas.

  • NÃO ESTÁ LIBERADO USO DE PROTETOR SOLAR de nenhum tipo ou marca antes dos 6 meses de idade. Isso porque até nessa idade existe a possibilidade de maior absorção das substâncias químicas presentes nos filtros solares, o que poderia ocasionar alergias e problemas sistêmicos.

Após o 6º mês de vida

  • Usar regularmente o fotoprotetor infantil com FPS 30 ou superior, reaplicando sempre que necessário

  • Evitar exposição solar das 10 às 16 horas.

  • Além do protetor, usar vestuário adequado e chapéu, principalmente quando a exposição ocorrer nesse período entre 10 e 16 horas.

Não se engane, mesmo na sombra a criança recebe a radiação, pois areia, neve, concreto e água podem refletir mais de 85% dos raios lesivos à pele.

Fonte: www.pediatraorienta.org.br

Dra Beatriz Adriane Gonçalves
CRMMG 45768
Médica Pediatra
Instagram: @dra.beatrizadriane.ped

2 Comments

Leave a Reply