Olá! Hoje o blog Noeh vai iniciar uma nova série de artigos relacionados ao desenvolvimento infantil. Toda criança tem um crescimento fisiológico que, apesar de diverso, deve ser constantemente observado para identificação de padrões esperados de comportamento. Assim, é importante que os cuidadores saibam o que esperar e quais os sinais de alerta para procura de ajuda médica.
Essa série está dividida em alguns textos dividindo as faixas de idade para evitar muita informação e facilitar o entendimento. Hoje começaremos pelos meses iniciais da criança, indo desde o nascimento até os 06 meses de idade. No entanto, é importante que os papais e mamães saibam que as variações de comportamento são esperadas e que eles podem contar com os profissionais de saúde de confiança para avaliar qualquer dúvida que surja.
Vamos lá?
O que é o desenvolvimento infantil neuropsicomotor
Ao nascer, o bebê possui diversos sistemas ainda em fase de desenvolvimento. Esse processo, por sua vez, depende de vários fatores intrínsecos do próprio corpo da criança e de fatores extrínsecos que acontecem a partir de estímulos do meio ambiente. Os fatores intrínsecos são constantemente avaliados pelos pediatras e equipe de saúde que acompanham o pequeno desde o nascimento.
Já os fatores extrínsecos são dependentes da fase na qual a criança se encontra. Fornecer o estímulo certo para cada etapa é de primordial importância neste aspecto. Nas seções a seguir falaremos sobre os principais pontos de cada mês.
Desenvolvimento infantil: Fases
Crianças até 1 mês de idade
O período neonatal, que vai desde o nascimento até os 28 dias de vida, é uma fase em que o bebê é completamente dependente do cuidador. Nesse estágio, o vínculo estabelecido com a mãe durante a gestação é geralmente fortalecido, porém, ainda há a possibilidade de problemas. É fundamental oferecer todo o suporte necessário nesse período para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável do recém-nascido.
No aspecto motor espera-se que os bebês nessa fase tenham movimentos limitados ao giro da cabeça e flexão dos membros. Há alguns reflexos que podem estar presentes ou não nessa fase da vida, como o de pressão palmar, quando o bebê agarra um objeto. No aspecto de linguagem espera-se apenas que o bebê manifeste suas necessidades básicas como fome e dor pelo choro. Por fim, na interação social há uma preferência pelo rosto humano.
Crianças de 1 a 2 meses de idade
Neste estágio o bebê inicia sua interação de maneira mais compreensível com o entorno. Em relação à dimensão social, há o surgimento do sorriso social e uma resposta mais expressiva aos estímulos sonoros. No âmbito motor, é interessante observar que o bebê já consegue erguer a cabeça quando está deitado, e quando segurado pela cintura, é capaz de manter essa posição. Em relação à linguagem, é possível notar a produção de sons como uma forma de reação à voz humana.
Crianças de 3 a 4 meses de idade
Nessa fase, ocorrem diversas mudanças notáveis e a criança passa por alterações mais perceptíveis. No desenvolvimento motor, podemos observar que ela consegue sustentar completamente a cabeça, ao estar deitada tenta levantar o peito e, quando colocada em pé, empurra o apoio com as pernas. Além disso, é comum que ela alcance e leve objetos à boca (é importante ter cuidado com essa característica, pois pode causar acidentes!).
Na esfera social, é notável uma interação mais extensa e duradoura. A criança começa a dar gargalhadas, é estimulada visualmente durante as refeições e demonstra sinais de apego emocional, chorando quando se afasta das pessoas com as quais estabeleceu vínculos sociais mais prolongados. Portanto, nessa fase, o bebê começa a se envolver ativamente com o mundo ao seu redor, respondendo aos estímulos sociais de forma mais evidente e expressando suas emoções de maneiras cada vez mais complexas. Esses são sinais importantes do seu desenvolvimento social em curso.
Crianças de 5 a 6 meses de idade
Na faixa etária de 05 a 06 meses há uma certa autonomia da criança em relação aos seus cuidadores mesmo que ainda com bastante dependência. As crianças já costumam sentar com apoio, seguram os pés e transferem objetos de uma mão à outra. Na interação com o meio de vida é comum inclinar-se para pessoas que lhe estenderam as mãos e há um reconhecimento dos cuidadores habituais.
No processo de fonação, ocorre a produção de sons através da vibração das pregas vocais. Esse fenômeno envolve a articulação de sílabas repetidas, conhecidas como lalação. Assim, nessa etapa, o indivíduo está experimentando o desenvolvimento da linguagem e explorando os sons que consegue produzir.
O desenvolvimento infantil não é regular..
É fundamental compreender que, embora tenhamos destacado algumas características típicas desta fase inicial da vida, cada criança possui um padrão de desenvolvimento único. Portanto, não é necessário se preocupar caso seu filho não demonstre algumas das habilidades que mencionamos anteriormente. Da mesma forma, ele pode apresentar avanços inesperados. Cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento e desenvolvimento, e é importante respeitar essa individualidade.
É crucial estar atento a essa questão! Deve-se registrar a maioria das informações e curvas de crescimento na caderneta da criança. Dessa forma, ter esse registro em mãos é fundamental para acompanhar de perto o desenvolvimento e o crescimento do seu filho. Não se esqueça de levá-la em todas as consultas para garantir um acompanhamento adequado!
Por enquanto, encerraremos por aqui. Em breve, traremos mais textos abordando as próximas etapas! É importante ressaltar que aos 06 meses ocorre a introdução alimentar. Que tal explorar mais sobre o assunto em nosso blog?
Até a próxima!
Referências
Marcos do Desenvolvimento Infantil de 0 a 5 anos. Instituto Neurosaber.
Pediatria Ambulatorial. Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento. Sociedade Brasileira de Pediatria.