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Desenvolvimento Infantil: 7 meses a 2 anos de idade

Olá! Hoje continuaremos a série de artigos relacionados ao desenvolvimento infantil. É importante sempre reforçar que o desenvolvimento é uma coisa individual e peculiar de cada criança, entretanto, é importante conhecer os padrões esperados para cada faixa etária. Cabe, assim, aos cuidadores, se informarem para garantir uma observação sistemática do crescimento das crianças.

Com o objetivo de tornar a leitura mais fácil de entender, dividimos a série em textos separados para evitar sobrecarregar você, leitor, com um excesso de informações. Este artigo é o segundo da série (se você não leu o primeiro, pode encontrá-lo aqui!) e irá fornecer mais detalhes sobre o desenvolvimento de crianças de 7 meses a 2 anos de idade.

Vamos lá?

O que é o desenvolvimento infantil neuropsicomotor

Assim como no primeiro texto, o blog Noeh acha importante falar um pouquinho sobre o que é o desenvolvimento neuropsicomotor e quais são os fatores que influenciam esse ponto. Quando um bebê nasce, ele possui diversos sistemas em fase de desenvolvimento. Esse processo depende tanto de fatores internos, relacionados ao próprio corpo da criança, quanto de fatores externos, que são estímulos provenientes do ambiente ao seu redor. Os fatores internos são constantemente avaliados pelos pediatras e pela equipe de saúde que acompanha o bebê desde o nascimento.

Os fatores externos, por sua vez, são influenciados pela fase em que a criança se encontra. É de extrema importância fornecer o estímulo adequado para cada etapa do desenvolvimento. Nas seções a seguir, abordaremos os principais pontos de cada mês, destacando as informações relevantes para o seu entendimento.

É importante frisar que há escalas utilizadas (geralmente por profissionais da saúde) para avaliar mais minuciosamente o crescimento das crianças, por isso, é importante que todas as avaliações periódicas de puericultura estejam em dia. Nas seções a seguir falaremos sobre os principais pontos de cada mês. 

Desenvolvimento infantil: Fases

Crianças de 07 a 09 meses de idade

 

Nessa faixa etária, as crianças geralmente já passaram pela fase de introdução alimentar. Mesmo que ainda estejam sendo amamentadas, elas demonstram interesse por outros alimentos. No aspecto social, é notável uma interação lúdica entre o bebê e os cuidadores, e eles tendem a estranhar pessoas que não fazem parte de seu círculo íntimo. Quanto ao desenvolvimento motor, há variações individuais. Algumas crianças podem estar começando a se sentar sozinhas, enquanto outras ainda estão no estágio de engatinhar e necessitar de apoio, e ambos os casos são considerados normais.

É importante ressaltar aos cuidadores dessas crianças a necessidade de serem extremamente cautelosos com medicamentos e substâncias venenosas. As crianças nessa fase são muito curiosas e podem ingerir acidentalmente essas substâncias, sendo crucial manter esses produtos fora do alcance delas.

 

Crianças de 10 a 12 meses de idade

 

Durante essa fase, algumas crianças já conseguem engatinhar sem apoio e se levantam com mais facilidade, embora ainda precisem de apoio para se manterem de pé. No aspecto social, elas começam a imitar os pais, batem palmas e acenam “adeus”.  A alimentação nessa fase se torna mais semelhante à dos outros membros da família. Além disso, as crianças começam a interagir mais com pessoas estranhas, demonstrando uma sociabilidade maior.

Crianças de 13 a 18 meses de idade

 

Nessa fase do desenvolvimento infantil, as crianças alcançam avanços significativos e se tornam cada vez mais independentes. No aspecto motor, espera-se que a criança já seja capaz de andar sozinha, o que representa um marco importante em sua jornada de crescimento.  Dessa forma, a conquista da marcha autônoma proporciona maior mobilidade e exploração do ambiente ao redor.

No âmbito da interação social, a linguagem da criança começa a se desenvolver de forma mais expressiva. Ela passa a pronunciar algumas palavras e a combinar essas palavras para formar pequenas frases simples. Esse avanço linguístico contribui para uma comunicação mais efetiva com os adultos e outras crianças, promovendo interações sociais mais ricas e complexas.

Além disso, nessa fase, é comum observar as crianças o engajamento em brincadeiras e atividades compartilhadas com seus pares. Elas começam a interagir e brincar com outras crianças, explorando habilidades sociais, como compartilhar, cooperar e negociar. 

 

Crianças de 19 meses a 2 anos de idade

Uma característica marcante nessa fase é o florescimento da imaginação. As crianças começam a criar histórias e a brincar de forma mais independente, utilizando sua imaginação para inventar mundos e personagens fictícios. 

No entanto, é essencial que os pais estejam atentos à segurança nessa fase. Como a criança já é capaz de subir degraus e alcançar superfícies mais elevadas, é importante ter cuidado especial com panelas quentes, fogões e outros objetos perigosos. Supervisionar de perto as atividades da criança e manter um ambiente seguro é fundamental para prevenir acidentes.

Além disso, essa etapa também traz desafios na educação. A criança está desenvolvendo sua vontade própria e é comum que comece a desafiar os pais com mais frequência. É importante estabelecer limites claros e consistentes, ao mesmo tempo em que se incentiva sua autonomia e capacidade de tomar decisões adequadas para sua idade.

 

O desenvolvimento infantil é um desafio..

Com esses dois artigos, abordamos os principais aspectos comuns ao desenvolvimento da maioria das crianças até os 2 anos de idade. Ainda no âmbito do desenvolvimento infantil, é importante ressaltar que existem ferramentas específicas de avaliação e, em caso de dúvida, recomenda-se buscar a ajuda de profissionais especializados. No próximo e último texto da série, vamos detalhar algumas estratégias para estimular o desenvolvimento das crianças e mencionar algumas escalas utilizadas para acompanhamento. Fique atento para mais informações valiosas!

Por enquanto, encerraremos por aqui! Aproveite para reler o primeiro texto. Encontre-o em nosso blog !

Até a próxima

Referências

Marcos do Desenvolvimento Infantil de 0 a 5 anos. Instituto Neurosaber.

Pediatria Ambulatorial. Departamento Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento. Sociedade Brasileira de Pediatria.

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