São muitos os mitos e crenças que permeiam a gravidez. Com certeza você já ouviu alguém dizer que grávidas não podem fazer exercícios ou não podem comer canela. Será que estes palpites sobre gravidez são mesmo verdade? Vamos analisá-las pela visão científica.
Barriga pontuda significa que o bebê é menino?
Não há nenhuma relação entre o formato da barriga e o sexo do bebê. Igual a esta crença que prediz o sexo temos também a da colher e do garfo, a da palma da mão, da comida salgada X doce… Todas são provenientes de uma época em que não dispúnhamos de tecnologia na ciência para identificar o sexo do bebê durante a gravidez.
Hoje em dia podemos utilizar alguns exames de sangue ou ultrassom para tirar essa dúvida com precisão 🤗.
Grávida precisa comer por dois?
De jeito nenhum! Os abusos alimentares só resultam em ganho de peso excessivo e riscos para a saúde da mãe. O acompanhamento nutricional é super importante para nortear as escolhas alimentares e prover os nutrientes necessários sem excessos de calorias.
Durante a gravidez é melhor evitar o esforço?
Nananinanão! Gravidez é saúde e se exercitar é excelente para mamãe e bebê. Os casos específicos que necessitam de repouso serão sinalizados pela medica obstetra. Caminhe, se exercite e aproveite cada minuto dessa barriga linda! Mas é claro, não se arrisque tanto.
Grávida pode comer canela?
A canela ficou conhecida pela fama de alimento abortivo, mas convenhamos, não costumamos consumir mais do que 1 ou 2 pequenas colheres de canela por dia de forma pontual e esporádica. Certamente nestes moldes ela não será agressiva ao bebê, fique tranquila.
Canjica e cerveja preta aumentam o leite?
Essa é famosa e sempre citada por alguém nos primeiros dias de vida do bebê. Sabemos que o consumo de líquido é essencial para um bom volume de produção de leite, mas o álcool não é indicado para mamães amamentando.
O foco deve ser na ingestão de água, chás, sucos naturais e água de coco, sem esquecer que uma dieta rica em vitaminas e nutrientes é essencial na construção do leite.
Azia na gravidez = bebê cabeludo?
Não! A azia surge pelas modificações e adaptações que o estômago e intestinos passam durante a gestação. Não tem nenhuma relação com a cabeleira do bebê, veja mais aqui.
Desejos influenciam na aparência do bebê?
Hahahaha, esse é o palpite sobre gravidez mais fajuto! Pura mentira, seu bebê não vai nascer com carinha de feijão ou caju 🙈. Mas atenção, alguns desejos podem sinalizar a falta de determinado nutriente ou vitamina, converse com sua médica se o desejo se tornar frequente.
E você, também já acreditou nestas crendices? Me conta quais outras crenças já ouviu ou viveu?
Noeh, tecnologias para cuidar da vida!
Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar!
Um abraço apertado, com carinho da Noeh