Noeh para Vestir + Oca!
Há 23 anos, a OCA Escola Cultural realiza um trabalho de excelência, na educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos da Comunidade da Aldeia de Carapicuíba, a partir da Arte e Cultura Brasileira e da Cultura da Infância. Desse trabalho vinculado a comunidade surgem as Rendeiras da Aldeia, o grupo de mães da Oca que encontrou na renda sua fonte de renda – além de alegria, amizade, crescimento pessoal, independência e tantas outras coisas.
Estas mulheres vieram principalmente de zonas rurais de diferentes estados do Brasil, buscando uma vida melhor em São Paulo, e foi ao aprender a tradição da renda renascença, através da Mestra Wilma da Silva, de Pesqueira, Pernambuco, que encontraram a maior transformação de suas vidas. No ritmo da renda e dos cantos de trabalho, elas cantam, brincam, se ajudam e mantém viva uma das mais belas tradições brasileiras. São elas: Wilma, Aliane, Lúcia, Dalva, Fátima, Márcia, Marta e Edvânia, mulheres cada vez mais talentosas e apaixonados pelo seu trabalho.
Estas mulheres migrantes aparecem em destaque nas peças da coleção “Para Cuidar”. As estampas dos macacões, foram inspiradas no patrimônio histórico Aldeia de Carapicuíba e nos espaços de natureza que o circunda.
As roupinhas cuidam das histórias de quem fez e cuidará dos bebês e da relação afetiva de quem os veste. As roupas se juntam a músicas que representam as Rendeiras da Aldeia e que fizeram parte de suas histórias de vida. Enquanto rendam transmitem estas histórias para seus filhos, netos…
Junto com cada macacão para bebê existe um QR Code que complementa a história de cuidado da coleção. É só fazer a leitura com o seu seu celular e ouvir uma música da tradição da infância que faz parte do CD da Oca e da infância das rendeiras. Cante para seu bebê e o acalante!
TODO O LUCRO DAS PEÇAS SERÃO REPASSADOS INTEGRALMENTE PARA AS MÃES DA OCA, AS RENDEIRAS!