fbpx Skip to main content
Blog

O melhor sapato para o seu bebê que está começando a caminhar: o biomimético

By julho 9, 2020julho 27th, 20206 Comments

Está procurando sapatos para o seu bebê que está começando a caminhar? Antes de mais nada, é importante entender que quando nossos pequenos começam a caminhar para todos os lugares e tem quedas e tropeços, a escolha de um sapato adequado importa e muito! E como escolher o melhor sapato para o seu bebê? Será que preciso me preocupar se o calçado tem uma pisada neutra? Tem que ser acolchoado? É necessário que o calçado sustente o arco plantar?  Sabia que o sapato biomimético é o melhor para seu bebê?

Vamos conversar para tentar responder um pouco dessas perguntas. Muito prazer, eu sou a Liria, Diretora de Pesquisa da Anamê e, juntos vamos caminhar neste mundo dos bebês nos seus primeiros 1000 dias…

O ato de caminhar

Primeiramente,  é importante saber que é em torno do primeiro ano de vida que a criança vai dar seus primeiros passos. Além disso, lá pelos três anos ele já vai estar correndo e pulando por todos os lugares que você imaginar!  Essa faixa etária é a mais importante para o desenvolvimento físico e mental da criança e servirá de base para toda a sua evolução motora (você pode achar mais informações dessa fase no site da FioCruz, por exemplo).

O caminhar é um processo complexo que envolve uma série de interações entre todo o corpo, mas principalmente os membros inferiores. Os membros inferiores são multisegmentados, ou seja, é composto de várias partes e, seu alinhamento está sendo modificado constante e dinamicamente. A figura abaixo mostra de forma geral, os vários segmentos que compõem os membros inferiores e uma modelagem, simulando as inserções dos músculos que atuam nestes segmentos.  Muitos são os fatores que interferem no processo de caminhar,  como a força muscular, o alinhamento entre os membros inferiores, o desenvolvimento do sistema nervoso e, os sapatos, principalmente para o seu bebê que está começando a caminhar.

Sabe-se que o pé tem um importante papel na estabilidade postural, na absorção de cargas e, na propulsão durante a caminhada. A superfície plantar do pé também tem uma função chave na propriocepção. Portanto, o tipo de sapato, que é a interface entre o pé e o solo,  afeta os padrões de movimento e a estabilidade da marcha.

ilustração dos segmentos que compõem os membros inferiores e simulação da posição dos músculos

Sapatos apropriados para seu bebê

Desde a década de 90, já se afirma que o andar descalço é a melhor maneira de promover o completo desenvolvimento dos pés.  Nesse sentido, há  pesquisas que afirmam que calçados rígidos e que comprimem o pé podem ser prejudiciais, causando deformidades, fraqueza e alteração no movimento. Olhando para o pé dos bebês, eles podem ser pequenos, mas definitivamente, eles não são estreitos! A maioria dos pezinhos das crianças nessa idade é largo, o que restringe bem os modelos de calçados que existem no mercado. Em outras palavras, o calçado deve ser selecionado a partir de um modelo que permita que o pé se movimento como se estivesse andando descalço.

pézinho bisnaguinha

Apesar disso, pais, profissionais da saúde e empresas calçadistas parecem assumir que o sapato, especialmente para o seu bebê que está começando a caminhar, não impede a função motora do pé ou o desenvolvimento motor. Provavelmente isso se dá porque crianças principalmente nessa fase são muito adaptativas e as modificações nem sempre são visíveis a olho nu. Mas o uso de calçados tem sido considerado um dos fatores causais de  grande parte de alterações do pé.

Uma pesquisa com 1846 pessoas adultas,  mostrou que a prevalência de pé plano foi maior em quem começou a usar calçados antes dos seis anos de idade.  Além disso, o uso de calçados mais estreitos está relacionado com calosidades nos pés, deformidades dos dedos e dores nos pés. Em suma, há inúmeros problemas relacionados ao uso do calçado inadequado a criança e muitos benefícios de andar descalço. Porém, como permitir que esses pezinhos fofinhos fiquem descalços nessa vida urbana que levamos?

Biomimético: o que é?

O termo biomimético se origina das palavras gregas “bios” e “mimesis” que significa respectivamente “vida” e “imitar”. Portanto, biomimetismo é uma área da ciência que observa e se inspira pelo modelo natural e reproduz esse modelo para resolver problemas humanos. Essa área de pesquisa lida com novas tecnologias geradas por produtos que se inspiram  na natureza.

Imagem ilustrativa de produtos desenvolvidos a partir de estudos da natureza

Produtos biomiméticos precisam ser produzidos por equipes multidisciplinares, envolvendo diversos ramos da ciência. Áreas como biologia, química, física e design são temas que precisam ser considerados e abordados. Na natureza existem milhões de espécies das quais menos de dois milhões estão catalogadas até agora. Isto significa uma enorme base de dados de soluções inspiradas em sistemas biológicos e naturais. No caso de calçados biomiméticos eles devem se inspirar e buscar na natureza por soluções inovadoras que aperfeiçoem a eficiência do calçado em termos de conforto, usabilidade e, estímulos que proporcionem os mesmos efeitos do andar descalço. Mas, como usar essa tecnologia inspirada na natureza em sapatos para bebês?

Sapato Biomimético para seu bebê que está começando a caminhar- NOEH

É controversa ainda a questão do melhor sapato para seu bebê que está começando a caminhar. Enquanto muitos acreditam que o calçado é simplesmente uma parte do vestuário da criança, outros acreditam que os sapatos são ferramentas terapêuticas poderosas capazes de corrigir deformidades e prevenir disfunções no futuro.

Apesar disso, é consenso que os calçados devem ser desenvolvidos de forma que maximizem a função do pé, fornecendo conforto e proteção além de ter um design aprazível. Nesse post, falamos de acordo com a literatura,  as características que do melhor calçado para seu bebê, que está no início da fase de aquisição de marcha.

O calçado Noeh é um sapato biomimético: além de respeitar o formato do pé do bebê, possui elementos naturais que facilitam a respiração do pé do bebê e possui uma palmilha interna que proporciona irregularidades como o solo natural.

Antes de ser lançado no mercado, ele foi testado em crianças e mostrou semelhanças com o andar descalço em comparação com calçados de uso diário das crianças.

Por fim, considerar o biomimético, na escolha do melhor sapato para o seu bebê é o ideal, deixa ele seguro e livre para se desenvolver da melhor forma! A saúde também começa pelos pés.

A principal filosofia da Anamê é fazer pesquisas direcionadas ao bem-estar dos bebês, sempre na sua perspectiva, ou seja, pesquisas que facilitem o movimento e o deixem livre para o seu pleno desenvolvimento.

Achou esse artigo útil? Poste nas suas redes sociais, ele pode ser útil para outros pais também!

Anamê, tecnologias para cuidar da vida!

Espero que tenham gostado! Se tiver dúvida é só perguntar que iremos te responder!

Um abraço apertado, com carinho da Liria da Anamê

Dra. Liria Okai-Nóbrega. Pesquisadora, Doutora em neurociências e pós doutora em ciências da Reabilitação.