fbpx Skip to main content
Blog

Como aliviar a dor de dentes dos bebês

By julho 30, 2021agosto 12th, 2021No Comments

A maioria dos bebês vai desenvolver dentes entre 6 e 12 meses de idade. Há uma ampla gama de variabilidade em relação a quando o primeiro dente pode aparecer, alguns bebês em seu primeiro aniversário podem não ter quaisquer dentes, mas tem aqueles que já pode ter dentinhos e, inclusive, sofrer com dor de dentes.

Pelos 3 meses de idade, os bebês começarão a explorar o mundo com sua boca e aumentam a saliva e de fato começam a colocar as mãozinhas na boca. Muitos pais questionam se isso significa ou não o bebê estar tendo dentição, mas o primeiro dente geralmente aparece aproximadamente aos 6 meses de idade. 

Normalmente, os primeiros dentes que aparecerem são quase sempre os dentes frontais inferiores, os incisivos centrais inferiores, e a maioria das crianças vai ter o total de seus dentes de bebê aos 3 anos de idade.

Como aliviar a dor de dentes?

O desconforto da dentição, que pode começar tão cedo quanto 3 meses de vida, pode acordar o bebê. As gengivas ao redor dos dentes emergindo podem ficar inchadas e sensíveis. Portanto, algumas medidas são eficazes para aliviar a dor da dentição do bebê:

Brinquedos para morder

Os brinquedos de plástico e borracha são bons para aliviar as gengivas doloridas. Mas é importante verificar qual brinquedo é seguro e apropriado para o bebê.

Objetos frios

Para ajudar a acalmar a dor e inflamação, a mãe pode tentar usar panos úmidos que foram torcidos e congelados, podendo dar um nó na ponta para melhor morder. Evitar anéis de dentição que estejam congelados sólidos, são muito duros para a boca da criança.

Massagem

Massagear levemente pode aliviar muito para o bebê. Vale apontar a importância de lavar bem as mãos antes, então massagear as áreas doloridas na boca do bebê com o dedo ou junta.

Medicamento

Os analgésicos direcionados a serem esfregados na gengiva do bebê não são muito úteis. O bebê baba tanto que o remédio é rapidamente eliminado.

Além disso, os pediatras alertam que tais medicamentos podem adormecer a parte de trás da garganta e interferir com a capacidade do bebê de engolir. Se o bebê estiver claramente desconfortável, conversar com o pediatra sobre oferecer uma dose de acetaminofeno (Tylenol).

Uma nota: os géis ou cremes anestésicos que contenham benzocaína não são recomendados para bebês.

 

Efeitos colaterais da dentição

Eventualmente, quando os dentes do bebê estão surgindo, pode também haver um leve aumento na temperatura. Mas se a temperatura chega a 38°C ou acima, não é por causa da dentição. Se o bebê tiver sintomas como febre, vômito ou diarreia enquanto na dentição, é preciso consultar o pediatra para descobrir se há uma condição médica exigindo tratamento.

Se o bebê na dentição estiver irritável, tentar deixá-lo confortável, mas manter uma rotina para dormir usual. Mudar a rotina, mesmo por algumas noites, pode apenas levar aos problemas para dormir e até piorar a dor de dentes.

 

Benefícios do flúor para o Bebê

Ao passo que a criança cresce, o flúor deve ser adicionado a partir dos 6 meses de idade. Flúor é um mineral que ajuda a prevenir cárie dentária por endurecer o esmalte do dente. A boa notícia é que o flúor é muitas vezes adicionado à água da torneira.

Oferecer ao bebê um pouco de água quando iniciar os alimentos sólidos, em torno dos 6 meses de idade. Conversar com o pediatra para verificar se a água disponível da torneira contém flúor ou se o bebê precisa de suplementos de flúor. Flúor não é normalmente encontrado na maioria das garrafas de água.

Escovar os dentes do bebê 2 vezes por dia

Primeiramente, é indicado escovar os dentes do bebê, 2 vezes por dia, com creme dental que contenha flúor. Isso mesmo, você leu certinho!

Uma vez que a criança tiver um dente, a mãe deve escovar 2 vezes por dia, usando creme dental com flúor, da dimensão de um grão de arroz, especialmente após a última bebida ou alimento do dia.

É importante não colocar o bebê para dormir com a mamadeira, isso pode levar à cárie dentária.

Doces para Bebês: até quando evitar ou quando oferecer

Visita ao dentista para evitar dor de dentes

De acordo com profissionais da área, é  necessário fazer a primeira visita do bebê ao dentista após a erupção do primeiro dente e no primeiro aniversário da criança. É importante não deixar de fazer a visita ao dentista pediátrico com um ano de idade. Esta consulta éito importante para prevenção de dor de dentes.

O dentista pediátrico vai verificar se todos os dentes estão se desenvolvendo normalmente e se há problema dentário. Este profissional vai também oferecer orientação sobre higiene adequada.

Durante as consultas, o pediatra vai verificar os dentes do bebê e gengivas também para assegurar que estão saudáveis e orientar sobre como manter assim. Portanto, se a criança ainda não tiver um dentista, é bom perguntar ao pediatra se ele pode aplicar verniz fluoretado nos dentes do bebê.

Por fim, uma vez que a criança tenha um dentista, o verniz pode ser aplicado no consultório mesmo. Quanto antes a criança receba o verniz fluoretado, melhor para ajudar a prevenir a cárie dentária.

 

Fonte:

https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/teething-tooth-care/Pages/Babys-First-Tooth-Facts-Parents-Should-Know.aspx

https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/teething-tooth-care/Pages/Teething-Pain.aspx