fbpx Skip to main content
Blog

Sapato infantil criado por cientistas melhora o equilíbrio e evita pé chato

By abril 1, 2022abril 4th, 2022No Comments

Sapato infantil fortalece a musculatura dos pés promovendo equilíbrio, diminuindo as quedas, além de auxílio à prevenção de pisadas tortas, pés chatos, caminhada em pontas e outros anormalidades da primeira infância. #pediatria

Sua criança cai com frequência, tem perninhas tortas, pisa tortinho, anda na ponta dos pés, tem pé plano ou qualquer outra coisa diferente? Esses problemas podem estar relacionados ao tipo de calçado que seu filho está usando ou o tipo de chão que ele tem disponibilidade pra andar. As pesquisas realizadas por pesquisadores da UFMG afirmam que caminhar apenas em chão reto e duro e usar sapato infantil não desenvolvidos especialmente para a primeira infância, pode causar quedas, atrasar o desenvolvimento motor, além de ter consequências a longo prazo, na vida adulta, como dores nas articulações, nos quadris, na coluna e demais incapacidades motoras.

Como oferecer as condições ideais de desenvolvimento?

Poucos pais sabem a importância de seus filhos caminharem descalços em terrenos naturais, irregulares e dinâmicos, como grama, areia e terra, por exemplo. Essa simples atividade estimula o fortalecimento da musculatura dos pés e pernas contribuindo para o pleno desenvolvimento motor das crianças. Nós evoluímos durante milhões de anos recebendo esse tipo de estímulo debaixo dos pés, a pouco mais de 100 anos andamos em terrenos pavimentados e usamos calçados. Porém, nossos pés não foram feitos para isso e ainda não se adaptaram completamente. Portanto, nos faltam estímulos para o desenvolvimento correto e sofremos as interferências do uso de um sapato infantil que não respeita as características de um pezinho em formação.

Dessa forma, as crianças urbanas, em sua maioria, não têm o privilégio de caminhar descalço em terrenos naturais por morarem em apartamentos, geralmente, sem área de lazer e com o piso sempre pavimentado, o que acarreta, com frequência, problemas de desenvolvimento muscular e ósseo como os citados anteriormente. Mas, vamos te contar que é possível dar um boom no desenvolvimento motor da sua criança, acabar com as quedas e prevenir qualquer problema como estes citados anteriormente independente de onde você mora!

Tecnologia patenteada 100% brasileira

Uma pesquisadora brasileira, mineira de Belo Horizonte, estudou como a musculatura e ossos dos pés se desenvolvem e como o tipo de terreno ou o tipo de calçado que a criança usa pode interferir na formação normal dos pés. Com esse conhecimento específico, desenvolveu um sapato infantil capaz de suprir as necessidades motoras das crianças urbanas prevenindo desequilíbrios, pisadas tortas, dedos retraídos, pés planos, caminhada em pontas e tantos outros problemas aparentemente comuns na primeira infância, mas que podem ser extremamente maléficos ao longo do tempo se não cuidados na infância.

O calçado, chamado Noeh, é o melhor sapato infantil para a a primeira infância, possui uma tecnologia patenteada e, tem sua eficácia comprovada com artigos científicos publicados em revistas e eventos médicos nacionais e internacionais. O uso do Noeh estimula a musculatura dos pés e pernas melhorando o equilíbrio contribuindo, assim, para uma melhor consciência corporal. A longo prazo, evita pés chatos, pisadas tortas, dores nos joelhos, quadris e colunas oriundos de um pé mal desenvolvido durante a infância.

 

Tecnologia Noeh: combina os benefícios saudáveis da caminhada descalça em superfícies naturais com a proteção que o calçado oferece.

Como surgiu o Noeh?

​Após quatro anos de estudos multidisciplinares, incluindo estudos biomiméticos, que analisam a natureza para desenvolver produtos, a pesquisadora Dra. Ana Paula Lage criou o sapatinho inovador que simula o comportamento irregular e dinâmico dos materiais naturais.  “Uma equipe de doutores da UFMG, dentre fisioterapeutas e demais profissionais foram responsáveis pelos testes de laboratório com os bebês. Certificou-se que uma criança descalça ou com o calçado desenvolvido tem o mesmo padrão de marcha, ou seja, o Noeh não altera a maneira como a criança anda quando está descalça. Sendo então, uma caminhada descalça protegida, além de possuir tecnologia única que fortalece a musculatura da planta dos pés, a famosa curvinha”, explica a Dra. Ana Paula, que é também diretora da Anamê – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos pra Saúde Infantil.

Mas o que significa não modificar o padrão de marcha? Sabe quando uma mulher usa um salto? Ela não anda diferente? Não precisa mudar a forma com anda para se equilibrar melhor com o salto? Qualquer alteração no calçado altera o equilíbrio da criança, que, ainda não habituada com a caminhada, é facilmente desequilibrada, provocando as temidas quedas.

“Quando uma criança anda em um chão reto e duro, apenas os três principais pontos de apoio são estimulados – o calcanhar e as bases do dedão e do dedinho. Em um terreno natural, os pés são estimulados em sua totalidade. A superfície de uma areia, por exemplo, se move quando pisamos “abraçando” todo o nosso pé. Precisamos, primeiro, fazer força em todo o pé pra nos manter em equilíbrio para depois dar o próximo passo.  Esse simples estímulo natural melhora o controle motor, distribui o peso do corpo em todo o pezinho, além de permitir um melhor posicionamento dos pés e pernas”. ressalta Lage.

Por que sua criança deve usar Noeh?

O Noeh foi desenvolvido para ser o melhor sapato infantil para bebês e crianças, desde os seus primeiros passos, quando começam a ficar de pé, até por volta de 3 anos e meio. Por isso, ele supre as necessidades dos pezinhos durante um dos períodos mais importantes do ser humano: a primeira infância. Lembre-se que os estímulos e habilidades adquiridas dados nessa fase, terão efeitos até a velhice.

Após esses primeiros anos, temos a etapa de desenvolvimento lento dos pés que vai desde os dois anos e meio até 7 em média. Depois de 7 anos, se o pé não recebeu os estímulos adequados, provavelmente, ele será estruturalmente imaturo por toda a via, o que poderá reverberar com problemas e dores em todo o corpo. Se você sente dores nos joelhos, coluna, tornozelo, já olhou se seus pés são realmente saudáveis?

Quando você fortalece as raízes, fortalece a árvore como um todo. Se a fundação não estiver bem feita, uma hora vai “reverberar” e aparecer “rachadura” na estrutura: aquelas dorzinhas que nos incomodam e nos impedem de fazer certas atividades na vida adulta.

E o que é um calçado biomimético?

Como já falamos, o biomimetismo analisa a natureza para desenvolver produtos. É como se o produto imitasse a natureza no máximo de detalhe possível. O Noeh tem um solado que imita o comportamento da areia fina da praia quando pisamos. Pisos planos e calçados são invenções da sociedade moderna, muito bem-vindos, claro! Mas o corpo humano ainda funciona da forma em que foi projetado para funcionar durante milhões de anos. Por isso, oferecer somente uma “caminhada descalça protegida” estimula a formação muscular dos pezinhos, principalmente do arco plantar, a curvinha dos pés, para que seu bebê cresça com uma base forte, evitando pés planos, pisadas tortas, desgastes articulares e demais problemas do nosso sistema musculoesquelético.

O que dizem os especialistas da área da saúde?

A Fisioterapeuta e pós-doutora em ciências da reabilitação na UFMG, Liria Okai-Nóbrega, acompanhou os testes aplicados para a certificação do calçado, que constataram os efeitos imediatos dos sapatos na forma de andar das crianças. “Neste estudo verificamos que, geralmente, o uso de calçados influencia no tamanho da pisada da criança, na largura do passo e de como a criança eleva o pé para caminhar, por exemplo. Essas características mostram que o tipo de calçado tem influência direta em como a criança anda”, detalha a fisioterapeuta.

O professor doutor da UFMG, Sérgio Fonseca, explica que o Noeh e outros sapatos infantis foram avaliados no Laboratório de Análise do Movimento da UFMG, sendo comparado em três situações diferentes com as crianças caminhando em laboratório. Assista o que o Dr. Fonseca fala sobre os estudos:

Clique e assista o que os especialistas dizem.

Quais são os principais diferenciais do Noeh para outro sapato infantil? 

Primeiramente, o Noeh é o único calçado infantil testado e certificado com bebês por equipe multiprofissional, como já dissemos anteriormente. Também o único que possui tecnologia biomimética. Justamente por causa dos estudos apresentados, ele foi projetado respeitando a anatomia do pé das crianças. Cada detalhe do Noeh tem um porquê. Veja a imagem abaixo para entender a importância de cada parte do nosso sapatinho. Quer saber como escolher sapato infantil? Clique aqui!

Na imagem abaixo, veja a importância de se respeitar a anatomia do pezinho da criança:

Mais equilíbrio e percepção sensorial

O solado flexível e irregular do Noeh possibilita que a criança sinta o chão sob os pés e perceba o ambiente ao redor – a chamada propriocepção, que é o senso de automovimento e posição do corpo, algumas vezes descrito como o “sexto sentido”.

Possibilitar os benefícios da caminhada descalça é contribuir para a propriocepção, ou seja, para o desenvolvimento total dos sentidos. Por tudo isso, os pediatras e demais profissionais que indicam Noeh costumam dizer que existe sapato infantil e existe Noeh. São coisas completamente diferentes!

Até agora, você conheceu esta alternativa inédita, um sapato infantil para as crianças atingirem seu potencial máximo nos primeiros anos de vida para terem uma base de atleta por toda a vida. Você também já leu e ouviu doutores da área da saúde falando sobre este produto inovador. Mas, o que dizem os pais das crianças que usam Noeh?

Veja relatos dos pais das crianças que usam Noeh

“Tá aí uma marca que eu e Lucca amamos! Ele cresceu descalço e com a pandemia aprendeu a andar assim, o único sapatinho que eu colocava era o Noeh e é o único que ele deixa ficar no pé. E corre para todo lado com ele sem problemas de tropeçar e com uma marcha muito boa para a idade! Vale a pena demais!” @EUSOUAMILLA

“A fraqueza dos pés pode ser causada pelo fato de vivermos de sapato, ou descalços em superfícies muito regulares (o chão da nossa casa, por exemplo). Isso faz com que o nosso pé se exercite pouco durante a vida. E com o passar do tempo seja causa de dor em tantos locais. Mas e se pudermos fortalecer nossos pés desde a infância, para sequer chegar aos problemas da vida adulta com pés fracos? Esse é o objetivo da @noehbaby . Um sapatinho especial que possui uma palmilha cheia de pequenas esferas, simulando um terreno irregular e exigindo da musculatura do pé do bebê desde o começo do desenvolvimento. O resultado são pés mais fortes e prevenção de diversas lesões no futuro. Fica a dica da fisioterapeuta: descalcem-se e fortaleçam os pés! E a dica da mãe: conheçam @noehbaby!” @FTCAROLINAMA

“Pra quem conhece o Samuca pessoalmente, sabe que desde que o Samuca começou a aprender andar, até poucos meses atrás, só usou Noeh, ele tem bastante firmeza no caminhar. Ele é um sapato de tecnologia nacional desenvolvido em Minas Gerais, junto com a Universidade, que estimula que os bebês aprendam a caminhar no terreno dinâmico. O ideal seria que a gente aprendesse a andar na grama, na terra, na areia, porque assim eu vou desenvolvendo os diferentes músculos dos pés, mas isso não é possível sempre. O Noeh vem pra trazer essa possibilidade de estimular a musculatura dos pés o tempo todo.” @DRANAIRA

O que pais fisioterapeutas dizem?

“Alguns colegas Fisioterapeutas Pediátricos me perguntaram por direct sobre os calçados @noehbaby. Eu recomendo para quase todas as crianças!

É um calçado anatômico, modelagem mais larga nos dedinhos que simulam o tão importante “andar descalço”, sua palmilha possui uma espécie de areia que emite estímulos sensoriais constantes ao pisar, é super leve, tem modelinhos de cano mais alto… enfim, muitos benefícios. Inclusive, sigo na campanha por numeração maior para que as minhas crianças grandinhas também possam adquirir e para implantação da tecnologia sensorial no dorso do pé (não só no solado) para os tikinhos que usam calhas e outras palmilhas.

Recomendo muito!!! Para qualquer criança acima de 9 meses com ou sem necessidades específicas.” @FISIONATHALIAMEIRELES

“Como Fisioterapeuta, expert em movimento, considero esse sapatinho de fato um investimento obrigatório. Obrigada, @noehbaby por tanto compromisso, estudo e cuidado! Os componentes musculoesqueléticos se conectam com as demais estruturas corporais, desempenhando papel importante na transmissão de forças e tensões. Nossos pés funcionam como base de suporte para nosso corpo, permitindo sua propulsão e absorção de impactos.” @JESSICAARAUJO.FISIO