fbpx Skip to main content
Blog

Chegou a hora? Saiba o que levar para a maternidade!

By maio 31, 2022junho 7th, 2022No Comments

Ansiedade, dúvidas, anseios e, claro, muito amor… são apenas alguns dos sentimentos que invadem o coração das famílias que esperam por um baby. E quando chega a grande hora? Será que os pais sabem o que levar para a maternidade?

Pois bem, nem sempre é fácil indicar exatamente o que deve compor a bolsa. Afinal, o que o baby vai vestir? Quais produtos de higiene são indispensáveis? E o mais importante: quantos dias vai permanecer no hospital?

Em primeiro lugar, é importante saber que diversos fatores podem influenciar nas respostas, desde a época do ano até o tipo de parto. Por isso, vamos respirar fundo e raciocinar com calma para ajudar vocês. E aí, bora arrumar as malas?

Entenda o que a bolsa deve contemplar

Sabemos que existe um grande mix de sentimentos — o que pode tornar a tarefa um pouco mais difícil do que parece. Porém, vamos pensar com calma sobre o que levar para a maternidade. 

Primeiro: papel e caneta — tudo fica mais fácil com uma listinha de registros. Agora, tenha em mente que a organização não deve contemplar apenas o baby, mas também a mamãe e o papai, caso ele também permaneça no local.

Assim, lembre-se dos itens para gestantes, recém-nascido e acompanhantes, de modo geral. Nessa perspectiva, não pense apenas em roupas ou higiene pessoal. Alguns documentos são indispensáveis para a internação hospitalar e, ainda, planejamento da assistência em saúde.

Veja 5 itens para levar para maternidade

Antes de montarmos o checklist, vale a pena conferir com a maternidade escolhida se ela apresenta algum padrão para sugestão. No mais, é sempre bom personalizar a própria listinha e conferir (várias) vezes antes de ir. Então, vamos nessa!

  1. Documentação

Primeiramente, separe todos os documentos que são necessários na internação. Se você tem plano de saúde, certifique-se sobre a validade dele e sobre qual setor ele permite acesso. Ah, vale a pena checar se os procedimentos já foram aceitos!

Complementando, verifique com o hospital quais são os demais documentos necessários, na forma original ou em cópias. Resolvida a parte burocrática, vamos partir para a assistencial: a caderneta da gestante.

Nela, vai constar informações essenciais que foram coletadas durante o pré-natal. Além disso, vai indicar se houve alguma intercorrência ao longo da gestação e vai possibilitar aos profissionais da saúde uma melhor abordagem.

  1. Roupinhas para manter aquecido

Antes de mais nada, com o nascimento do baby, a responsabilidade dos cuidados fica evidente. A começar pelas roupinhas! Existe uma forte tendência de que os pequenos percam calor com mais facilidade.

Por isso, não seria um exagero mantê-los bem empacotados e protegidos de variações bruscas de temperatura. Pensando nisso, as roupinhas devem ser associadas a mantas, touquinhas, luvinhas, dentre outros.

Mas cuidado! O excesso de vestes também pode ser prejudicial e até provocar acometimentos na pele. Um deles é aparecer manchas vermelhinhas por todo o corpinho nos primeiros dias. Em até certo ponto, elas são esperadas. Porém, vale a pena conferir se não há excessos.

  1. Itens para higiene do baby

Agora sim, hora de colocar o shampoo mais cheiroso para remover toda aquela secreção do cabelinho, certo? De jeito nenhum! Aquela secreção endurecida é fundamental para proteger o baby.

E tem mais: nada de produtinhos com cheiro para os pequenos, viu? O básico já é suficiente: sabonete e shampoo neutro, de preferência sem fragâncias. Cotonetes, algodões, fraldas e, claro, álcool 70%!

Vale lembrar que o sistema imune do baby ainda está em fase de desenvolvimento. Logo, higienize bem as mãos antes de ter contato com a criança.

  1. Itens para higiene da mãe

E a mamãe não fica de fora! Cada gestante vai definir com qual peça de roupa vai ficar mais confortável durante a permanência no hospital. Porém, alguns itens podem fazer total diferença!

Um deles é o sutiã para amamentação, que vai tornar mais prática a exposição do seio materno para o baby. Os absorventes também podem ser bem necessários, sobretudo os noturnos e aqueles para conter o vazamento de leite na mama.

  1. Equipamentos eletrônicos

Calma! Já vamos esclarecer: não queremos incentivar o uso de telas para um recém-nascido! Este tópico é muito mais voltado para os pais, que não podem esquecer itens básicos.

Celular e carregador: o combo simples que vai permitir comunicação com familiares e registro das primeiras horas do baby.Há, ainda, alguns pais que preferem levar câmeras profissionais, a fim de captar todos os detalhes possíveis deste momento único.

É interessante levar também uma caixinha de som. Mas nada de colocar no último volume, ok? Na verdade, a música pode ser essencial para tornar o ambiente mais agradável, seja antes do parto, seja depois dele.

Saiba quais itens são desnecessários

Agora que você sabe o que colocar na mala, vale a pena citar alguns itens que você não deve levar para a maternidade. A decoração do ambiente, por exemplo, deve ficar a cargo do hospital e da equipe.

Se a instituição permitibeber, você até pode levar alguns itens para o quarto. Porém, no geral, deixe isso para o domicílio. Os pais podem, ainda, repensar se há necessidade de lavar roupa de cama. Geralmente, todo hospital tem sua rouparia.

Por último, um cuidado a mais com as pecinhas de roupa: evite tudo que tem zíper e velcro. Isso pode machucar o baby! Além disso, confira se há uma linha solta no interior das peças. Elas oferecem risco de enroscar nos dedinhos e causar lesões.

Por fim, está pronta a listinha sobre o que levar para a maternidade? Buscamos contemplar os principais pontos para passar os dias no hospital. O tempo de permanência varia muito, seja pelo tipo parto, seja para observação, seja para tratamento de possíveis intercorrências. De qualquer forma, vale a pena deixar tudo arrumado algumas semanas antes do previsto. Afinal, nunca se sabe quando o baby vai querer dar “Oi” para o mundo!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pais a saberem o que levar para a maternidade!

Referências

Mala da maternidade: aprenda como organizar e quais itens levar. Unimed.