fbpx Skip to main content
Blog

Férias em família: saiba como se divertir com os pequenos!

By dezembro 21, 2021janeiro 19th, 2022No Comments

O início e o final do ano são épocas marcadas por momentos especiais. Além das celebrações da época, geralmente coincide com as férias dos pequenos e a temporada de verão. Com tanta coisa boa, existem muitas opções para passar férias em família.

E não há limitação de espaço para a diversão! Com o aumento da vacinação contra o coronavírus, os espaços públicos estão sendo ocupados cada vez mais. Isso dá oportunidade para as famílias aproveitarem o lazer fora de casa.

Contudo, nada como o lar doce lar, não é mesmo? Por isso, também existem opções de diversão para dentro de casa. Ah, só não podemos esquecer de algumas medidas de cuidado para que tudo corra bem, certo? Confira!

Veja as opções de lazer para férias em família

Seja dentro de casa, seja com pé na areia, seja caindo na estrada… opções para se divertir com a família não faltam!

Refresquem-se com água

O calorão vem com tudo nas férias de verão. Não é à toa que os clubes, praias, piscinas e cachoeiras ficam lotados de famílias. E os pequenos não ficam de fora dessa! O contato com a água pode ser muito refrescante e divertido.

Claro, é indispensável a supervisão de um adulto para evitar qualquer tipo de acidente. Sabemos, por exemplo, que os afogamentos representam um grande risco para os pequenos… mas não é só isso!

Um outro cuidado importante é evitar o acúmulo de água dentro do ouvido. É justamente a presença de água lá dentro que vai aumentar o risco de infecções

Fujam para as colinas

Às vezes o pé na areia pode ser trocado pelo pé na estrada: viajar para o interior também representa uma ótima opção. Há quem goste de um maior contato com a natureza e, para os pequenos, é uma ótima oportunidade de conhecer novos ambientes.

Às vezes, estão muito acostumados com a correria dos centros urbanos e o ar puro do campo pode renovar as energias de toda a família. Escolha bem o destino e avalie se existem passeios propícios para crianças!

Conheçam a cidade

Se ir para a praia ou para outra cidade não está nos seus planos, é possível também conhecer o local onde vive. Cada cidade tem suas particularidades e suas opções de lazer. Por isso, é interessante buscar por aquilo que vai englobar as crianças.

Parques, praças, teatro, restaurantes… tudo isso pode proporcionar um momento de diversão para a família. Então, bora olhar para o cantinho onde vive e desbravar aquilo que ainda não conhece!

Coloquem as mãos na massa

E a diversão não para dentro de casa! Uma das atividades mais gostosas — literalmente — para fazer com os pequenos, é colocar as mãos na massa! Isso mesmo, abra as portas da cozinha e deixe as crianças entrar!

Claro, é indispensável a supervisão e a orientação de um adulto. Porém, é um ambiente muito propício para ensinar bons hábitos alimentares e incluir os pequenos no preparo dos alimentos. Afinal, nem tudo envolve fogo e objetos cortantes. Então, bora cozinhar?

 

Abracem o lar doce lar

Por último, não é só a cozinha que abriga os pequenos em casa. Existem diversas brincadeiras que podem ser colocadas em prática junto com a família. Além de diversão, elas também contribuem para o desenvolvimento e estimulam a criatividade.

Desde uma história contada com fantoches, até um roteiro de teatro criado pelas crianças… tudo pode envolver a família e entreter os pequenos.

Saiba como proteger os babies de perigos

Certo, a parte de diversão a gente já conversou! Porém, não podemos deixar de falar sobre algumas medidas de proteção para evitar qualquer tipo de problema nas tão sonhadas férias em família.

Hidratação sempre

Que a hidratação é importante você já sabe, mas isso deve ser reforçado no verão! Isso porque a perda de água pelo organismo é maior, com risco de provocar desidratação no baby.

Lembre-se que até os 6 meses de idade, o leite materno cumpre muito bem a função de hidratar os pequenos. Porém, depois disso é importante complementar com água potável e suquinhos naturais. 

Se o baby começar a ficar agitado ou irritado, pode ser um sinal de desidratação. Na dúvida, não hesite em procurar ajuda médica!

Cuidado com o sol 

O calorão das férias nunca vem sozinho! Ele vem acompanhado da praia, da piscina e de outras atividades ao ar livre. Por isso, é muito importante adotar medidas para proteger o baby do sol.

Nessa perspectiva, o item indispensável é: protetor solar! Converse com o pediatra do seu filho e saiba qual é o mais indicado. Além disso, use e abuse de bonés, chapéus e vestuário com proteção UV. Afinal, nunca é demais o cuidado com a pele!

Atenção na cozinha

Abrir as portas da cozinha para os pequenos exige alguns cuidados. Claro, tudo pode ser muito divertido, mas deve ser muito seguro. Por isso, atenção a todo momento com o que a criança vai fazer.

Jamais deixe cabos de panela expostos aos pequenos, nem permita que eles cheguem perto do fogo. Cuidado, ainda, com travessas quentes sob alcance das crianças. Por último, objetos cortantes e afiados devem ficar bem longe das mãozinhas inexperientes.

Vistoria na casa

Agora, uma dica que deve ir além das férias em família: os cuidados com a casa. Isso porque o ambiente doméstico pode conter diversos perigos para as crianças. Dessa forma, o ideal é evitar e combater qualquer situação que possa provocar algum tipo de acidente.

Veja abaixo uma pequena lista de cuidados:

  • proteja as tomadas e interruptores;
  • não deixe remédios e materiais de limpeza no alcance dos pequenos;
  • evite deixar brinquedos jogados pelo chão;
  • proteja cada extremidade de escadas;
  • cuidado com objetos muito pequenos que possam ser levados à boca.

Em conclusão, vimos então algumas dicas para aproveitar em segurança as férias em família. Estar com quem amamos é revigorante e renova as energias, sobretudo se for em um ambiente agradável para todos. Ao final, todos estão sujeitos aos acidentes e eventualidades das férias. Porém, a atenção redobrada fará com que o risco de problemas caia consideravelmente. No mais, aproveitem e se divirtam bastante!

Ah, se quiser, você pode conferir aqui mais dicas de brincadeiras com os pequenos!

Referências

Temporada de sol, piscina e mar expõe criança a otite. quadro doloroso. Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fotoproteção na criança. Sociedade Brasileira de Pediatra.

Aprenda a Prevenir. Casa Segura Brasil.