fbpx Skip to main content
Blog

Viagem com criança: confira 8 dicas!

By junho 28, 2022julho 1st, 2022No Comments

Com a aproximação das férias escolares, muitas famílias optam por preencher o tempo livre conhecendo novos lugares. O que pode ser um momento de descanso e diversão, também pode gerar um receio, afinal, é possível fazer uma viagem com criança?

Bem, é totalmente possível colocar isso em prática. Porém, o que os pais precisam ter em mente é a necessidade de fazer adaptações para que seja, de fato, um momento de bem-estar para todos.

Isso significa refletir sobre diversos aspectos, desde o destino, passando pelo transporte e sabendo o que será feito no local. Nessa perspectiva, confira as dicas que preparamos para as famílias!

  1. Escolha bem o destino

Em primeiro lugar, escolher o destino de uma viagem com criança não é fácil, afinal, nem se fosse apenas 1 adulto envolvido seria. Quando se trata de englobar os filhos, aí que a tarefa complica.

Para início de conversa, alguns destinos podem ser ideais para crianças de 2 anos e completamente inapropriados para babies. Isso envolve não só a logística, mas também a saúde dos pequenos.

Sendo assim, aposte naqueles locais que não apresentam grandes extremos de temperatura. Pense duas vezes antes de optar por praias ou regiões de serras. Avalie, também, como são as condições geográficas dentro da cidade.

  1. Selecione a hospedagem adequada

Fez uma boa escolha de destino? Agora, chegou a hora decidir onde se hospedar. Felizmente, os últimos anos passaram por algumas mudanças no serviço de hospedagem e, cada vez mais, contamos uma maior gama de opções.

O que antes era engessado em hotéis e pousadas, foi beneficiado com o surgimento de outros tipos de “hotelaria”. Isso dá aos pais maior possibilidade de escolha, sobretudo de locais seguros que ofereçam menos riscos aos pequenos.

Logo, avalie aspectos como:

  • proteção de tomadas e interruptores;
  • acesso às piscinas ou banheiras;
  • telas em sacadas e janelas.

São exemplos simples, mas que requerem atenção dos pais.

  1. Faça uma boa organização da mala

Mais uma tarefa que não é simples nem quando o assunto são adultos: a organização da mala. Vamos partir do pressuposto que sempre ficará algo para trás. Logo, é preciso garantir total qualidade daquilo que lembrar levar.

Então, pegue papel e caneta para preparar a lista! De maneira bem clássica, pensar na rotina pode facilitar bastante a organização, mas não se esqueça que a família estará fora de casa. Assim, considere possíveis imprevistos, como mudanças no tempo.

Seria um grande equívoco, por exemplo, não levar ao menos 2 ou 3 peças voltadas para o clima diferente do habitual. E, claro, vale a pena conferir a meteorologia do destino.

  1. Preze pela segurança no transporte 

Destino escolhido e malas prontas? Hora de colocar os pés na estrada! Se não for utilizar meios de transporte próprio, vale a pena conferir toda documentação exigida para que os pequenos possam viajar.

Porém, se o veículo for particular, também requer cuidados! Eles estão associados, principalmente, aos acessórios de segurança. Vamos relembrar as regras?

  • De 0 a 1 ano: bebê-conforto. Apresentam formato de concha e instalação de costas para a região frontal do veículo.
  • De 1 a 4 anos: cadeirinha. A instalação é frente ao movimento e permanece na posição vertical.
  1. Garanta comidinhas saborosas 

Mais uma dica que vai para os pais e para os pequenos: lanchinhos para viagem! Por mais que o trajeto até o destino tenha um tempo estimado, diversos imprevistos podem acontecer no caminho.

Por isso, prepare lanches práticos, saudáveis e saborosos. Vale a pena ter um cuidado especial com a conservação dos alimentos — não vai querer nenhuma diarreia atrapalhando os planos da família, certo?

E claro, não pode faltar água! Seja no ônibus, no carro ou no avião, capriche na hidratação.

  1. Se preocupe com o entretenimento 

Horas de viagem e um ambiente totalmente diferente: você não espera que seu filho permaneça quieto durante todos os dias de folga, não é? É hora de usar e abusar da criatividade a fim de pensar nas maneiras de manter os pequenos entretidos.

Tudo pode começar no caminho em si, seja com livros de história, seja com brinquedos, seja com massinha. Claro, vai depender do que for mais apropriado para o momento.

É importante aliar o entretenimento com o destino escolhido. Se for uma praia, por exemplo, que tal investir em brinquedos para areia?

  1. Carregue medicamentos básicos

Agora, se esqueceu de separar alguns medicamentos para levar na bolsa, não tem problema! Só não deixe de parar na primeira farmácia para comprar aqueles mais básicos. Não, uma viagem com criança não pode ocorrer sem levar uma farmacinha

Só de sair de casa, o risco de enjôo começa. Uma viagem longa e cansativa também pode gerar uma dorzinha de cabeça ao final do dia. E se ficar fora de casa gerar constipação e gases?

Então, estamos diante de diferentes cenários — e todos muito possíveis de acontecer — que podem ser amenizados com o uso de remédios.

  1. Conte com uma rede de apoio

Se você é mamãe e está lendo nosso texto: saiba que você não está sozinha! Se você é papai, não sobrecarregue a figura feminina de seus filhos! E, claro, se você faz parte da família, ajude esses pais a garantirem a diversão de todos.

Em suma, é muito importante ter uma rede de apoio na viagem com criança. Sabemos que é uma maneira de se divertir e fugir da rotina, mas não podemos ignorar o fato de que seja realmente desafiador.

Nem sempre a adaptação dos pequenos será fácil, afinal, serão alguns dias totalmente fora daquilo que estão acostumados. Então, tenham bastante paciência nesses dias fora de casa.

Por fim, passamos por alguns tópicos importantes no planejamento de viagem com criança. Sem dúvidas, exige um pouco mais de cuidado e atenção quando comparado com viagens sozinho, com amigos ou sem os pequenos. Porém, mesmo diante de tantos desafios, tem tudo para ser um momento agradável para todos. Ao final, o que ficará são memórias positivas dos bons momentos —  e até mesmo dos perrengues —  vividos em família!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre saúde dos pequenos!

Referências

Qual a cadeirinha certa para cada idade da criança? Criança Segura Brasil.

Itens de saúde para levar na viagem. Drauzio Varella.