fbpx Skip to main content
Blog

Saúde bucal infantil: descubra como cuidar dos dentinhos!

By janeiro 11, 2022janeiro 19th, 2022No Comments

Um dos assuntos que mais gera dúvidas nos pais de bebês é sobre a saúde bucal infantil. Seja a primeira ida ao dentista, seja na escolha da escova de dente, seja a necessidade de uma medida extra para que tudo corra bem.

O que muitos realmente não sabem é que os cuidados não devem iniciar com a aparição do primeiro dentinho. Na verdade, tudo começa lá na gestação, com a escolha do cardápio da mamãe e o desenvolvimento intra útero.

Se você não sabia disso, não se preocupe, sempre há tempo para adotar bons hábitos! Na dúvida, questione ao pediatra se as medidas implementadas estão realmente adequadas para a idade e, claro, consulte um dentista sempre que necessário.

Os cuidados começam na gestação

Se você se assustou com o período no qual os cuidados iniciam, vamos entender bem o motivo! Os dentinhos começam a ser formados logo na sexta semana da vida intrauterina, sendo que o primeiro dente molar permanente se forma apenas no 5º mês.

Neste momento, a mãe tem papel decisivo nos cuidados com a dentição da criança. Mais que isso: é importante também cuidar da própria saúde bucal.

Higienização oral da mamãe

Sem muito mistério, a gestante deve manter a escovação com cremes dentais fluoretados. A frequência disso é cerca de 3 vezes ao dia, sendo essencial durante a manhã e logo antes de dormir.

Em alguns casos, pode ser necessário o uso de um enxaguante bucal, mas isso o dentista vai indicar certinho. Ah, não deixe de usar o fio dental e inspecionar a integridade da escova — o ideal é trocar a cada trimestre

Cardápio da gestante

Outro cuidado básico que a mãe deve desenvolver é com a alimentação. Nós já conversamos sobre isso mais vezes, mas hoje falaremos sobre a importância para a saúde bucal infantil. Basicamente, as refeições devem ser equilibradas, com todos os tipos de nutrientes.

Frutas, carnes, legumes e verduras representam o básico que deve compor o cardápio. Agora, dentre o que deve evitar, podemos citar o açúcar e bebidas ácidas. Se for para escolher entre a fruta e o suco dela, opte pela fruta em si.

Claro, outros cuidados básicos não podem faltar, como evitar álcool e outras drogas, além de não fumar.

Possíveis problemas nos dentinhos

Da mesma forma como os cuidados se iniciam na gestação, os problemas nos dentinhos podem começar na mesma época. Uma má nutrição, por exemplo, pode alterar o ambiente hormonal e nutricional onde o baby cresce.

Consequentemente, o desenvolvimento fetal pode ser prejudicado. Nessa perspectiva, o cuidado maior deve ser com a deficiência de vitaminas. Dessa forma, uma das soluções seria a suplementação daquilo que está em falta. Ah, cuidado: evite vitaminas com flúor!

Os cuidados com o que vai à boca

Certo, agora que o baby nasceu, como continuar os cuidados com a saúde bucal infantil? Existem 2 pontos importantes: alimentação e o que colocar na boca.

Aleitamento materno sempre

Se tem uma coisa que nunca é demais ressaltar é sobre a importância do aleitamento materno. É ele quem deve ser oferecido de forma exclusiva e em livre demanda para o baby até os 6 meses de vida.

Sem dúvidas, a amamentação é essencial para o desenvolvimento adequado de vários aspectos da criança… e isso inclui a dentição! Isso porque o processo de sucção que o baby realiza vai estimular os músculos da face.

Associado a isso, o pequeno consegue desenvolver melhor a respiração nasal, a fala e, consequentemente, as arcadas dentárias. Mas não se esqueça: tudo isso é graças aos movimentos de esforço para sugar o leite do seio materno.

Cuidado com chupetas e mamadeiras

Antes de tudo, saiba que o uso de mamadeiras e chupetas é cada vez mais desestimulado. Isso porque tendem a levar o baby ao desmame precoce. Porém, caso necessite usar mamadeira, não aumente o orifício de saída.

Dessa forma, vai ser possível preservar, ao menos um pouco, o esforço de sucção. Lembre-se, ainda, de manter os bicos sempre esterilizados. Essa higienização deve ser a mesma com as chupetas.

Além disso, evite oferecer sempre que a criança começar a chorar, afinal, existem diversas outras razões que podem estimular o choro. Assim, verifique as fraldas, mude a posição do baby ou avalie se ele não está sentindo calor.

A pergunta que não quer calar é: quando tirar a chupeta? Idealmente, até os dois anos de idade. Pode ser que o pequeno continue chupando os dedos. Por isso, acompanhe sempre com um dentista a fim de detectar precocemente qualquer problema na dentição.

A saúde bucal infantil exige atenção

O surgimento dos dentinhos é um momento de ansiedade para crianças e pais. O tempo da erupção dentária varia de pessoa para pessoa e, muitas vezes, ela provoca certo incômodo — que é bastante natural. Agora, saiba o que fazer quando os dentinhos nascerem!

Bora para o dentista

Assim que os primeiros dentinhos começarem a surgir, é importante marcar uma consulta com o dentista. Pode parecer muito simples ou mesmo desnecessário. Porém, saiba que é um momento importante para receber orientações de um profissional especializado.

Além disso, é ideal que a criança se acostume desde cedo com o ambiente do consultório. Isso ajuda a quebrar os receios com o ambiente de saúde.

Feita a primeira consulta, não deixe de manter o acompanhamento do baby. Só assim é possível monitorar se o crescimento vai ocorrer conforme o esperado e se os dentinhos estão saudáveis, livres de cáries e com mordida equilibrada.

Escovação é importante

Se você acha que os dentinhos dos babies dispensam escovação, é aí que você se engana! Assim que o primeiro dente nascer, já prepare a escova e a pasta dental. Falando nisso, opte por itens apropriados para a idade.

As escovas devem apresentar cabeça pequena e cerdas extremamente macias. Já a quantidade de pasta deve ser bem pequenininha — do tamanho de um grão de arroz. Geralmente os dentes são espaçados, mas se estiverem muito juntinhos, pode usar o fio dental delicadamente.

Viu só como a saúde bucal infantil engloba diferentes momentos? Desde a gestação, passando pelo período anterior ao nascimento dos dentinhos até o início da dentição. Ah, mesmo antes de apontar o primeiro dente, você pode higienizar a boquinha do baby com gazinhas ou pano com água. De toda forma, busque adotar uma vida saudável e siga as recomendações de um pediatra!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pais a se informarem!

Referências

Guia de Saúde Oral Materno-Infantil. Sociedade Brasileira de Pediatria.